ESCOLA ESTADUAL ERNANI VIDAL – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
CURITIBA – PR
Reflexões sobre o conteúdo abordado no Caderno IV – Formação de Professores do Ensino Médio
Orientadora de Estudos: Deise Pereira Santos Carvalho
Professores Participantes:
Ana Lúcia Mathias
Denise Pereira Carvalho Santos
Edir Vieira
Iran Frank da Silva
Jeana Escolástica Maffini dos Santos
Márcia Cristina Marquezini Pinheiro de Freitas
Nelson Mário Rizzardi
Patrícia Cristina Lemos Gomes
Reny Aparecida Estácio de Paula
Viviane dos Santos Bezerra
Considerando a fundamentação teórica global do construtivismo, percebe-se que as interações entre o objeto do saber, o ambiente e o sujeito integram as possibilidades de aprendizagem, com o embasamento em experiências e mediação contínuas do professor. Sendo assim, é importante que haja o acompanhamento pedagógico, para que o aluno não corra risco de focar a dificuldade transformando-a em um problema complexo de difícil solução. Tendo como exemplo estratégias de aprendizagem onde o professor intervém nos processos aquisitivos sugerindo, avaliando, dinamizando, dando condições amplas para avaliar seu aluno de maneira mais sensibilizada. Desta maneira, o professor atua não somente como mediador e transmissor de conteúdos, mas como sujeito integrante da prática epistemológica. Interagindo com o aluno em uma relação de aprendizado mútuo, respeitando suas qualidades, seus defeitos, bem como conhecendo melhor a si mesmo e aos alunos.
Conclui-se então que as dificuldades de aprendizagem formam um ciclo de desafios para a programação e atitudes do docente; estabelecendo as variáveis que determinam pontos estratégicos de avaliação do aluno, sendo que a análise de fatores internos, ambientais, de execução de tarefas e avaliação são fatores imprescindíveis para uma boa programação e seleção de trabalhos para o professor. Cabe a escola também organizar ações de intervenção para os professores (cursos, palestras) e para os pais conscientizando-os da importância do acompanhamento escolar (Inciso V, Artigo 29 do ECA) estimulando os alunos para o gosto do estudo. Esta interação família/escola é essencial para que seja possível conceber uma educação progressista. Abordagem interativa e o reconhecimento da necessidade de intervenção são fundamentais para o desenvolvimento do aluno bem como o conhecimento e o desenvolvimento dos profissionais da Educação. Tornando-os seres críticos, participativos e reflexivos.