Que relações você estabelece entre essas “finalidades” e o que é praticado nas escolas, considerando sua experiência como aluno e como professor?
Algumas atitudes que a escola tem, buscando alcançar as finalidades propostas: – Possibilitar o desenvolvimento das capacidades de comunicação, por meio das diferentes linguagens e das formas de expressão individual e grupal; Em todas as disciplinas podemos observar uma preocupação com o desenvolvimento da capacidade de comunicação seja ela escrita: redações e textos; falada: oratórias, apresentações, seminários teatros e jograis e expressões artísticas nas quais se destacam as atividades apresentadas por meio de desenhos, esculturas e maquetes. – Incentivar o gosto pela aprendizagem, pela investigação, pelo conhecimento, pelo novo; As experiências laboratoriais, embora poucas e com poucos recursos, incentivam os estudantes a buscar novos conhecimentos e realizarem pesquisas. – Exercitar o pensamento crítico, por meio do aprimoramento do raciocínio lógico, da criatividade, e da superação de desafios; Quando o assunto é desafio, frequentemente, é associado com as disciplinas das ciências naturais mas o raciocínio lógico também é aplicado dentro das ciências humanas. Podemos citar como exemplo dessa aplicação uma mediação de conflito onde o raciocínio lógico é utilizado para encontrar a solução mais favorável a ambas as partes. Nas ciências naturais e na matemática o desafio deve ser a mola mestra do aprendizado sendo usado como o argumento inicial de cada conteudo. – Estimular o desenvolvimento psicomotor, as habilidades física, motora e as diferentes destrezas; A afirmação: “Mente saudável em corpo sadio” deve ser um lema de toda escola por isso trabalhamos com o aluno a importância das atividades físicas, bem como o cuidado com a alimentação, análise de calorias dos alimentos e comportamento de risco. De maneira geral, todas as disciplinas, de acordo com o PPP de nossa escola visa o desenvolvimento físico e mental de nossos alunos. – Favorecer a sociabilização, isto é, a produção da identidade e da diferenciação cultural, mediante a localização de si próprio como sujeito, da participação efetiva na sociedade e da localização espaço-temporal e sociocultural. A escola em que trabalho tem uma clientela formada em sua maioria por filhos de pessoas que trabalham a terra, sendo assim considerada uma escola do campo. Os PTDs dos professores são elaborados tendo em vista a condição de nossos estudantes sua localização espaço-temporal e sociocultural.