Na sociedade contemporânea, as rápidas transformações no mundo do trabalho, o avanço tecnológico configurando a sociedade virtual e os meios de informação e comunicação incidem fortemente na escola, aumentando os desafios para torná-la uma conquista democrática efetiva. É nesse contexto que o ensino de biologia se situa pois ocorre tanto na escola quanto em diferentes espaços da educação e de divulgação das ciências.
Na escola existem transformações dos conhecimentos biológicos em conhecimentos mais diretamente relacionados às finalidades de ensino. Portanto as finalidades básicas da educação estão presentes nos conhecimentos biológicos, como propiciar o domínio de conhecimentos científicos básicos, sendo assim na escola ocorre uma reconstrução e /ou nova produção de conhecimentos.
Hoje o ensinar passa pela compreensão por parte do professor de quem é o aluno a quem ensina e quais experiências sociais ele possui. Segundo Veronica Branco Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná(UFPR); “essa é a grande virada: considerar as vivências daquele sujeito e como ele aprende, para provocar a necessidade de aprender. A forma como se ensina tem que levar em consideração quem é cada aluno.”
Esse olhar para o sujeito, sua fragilidade, sua vulnerabilidade traz para o “chão da escola” discussões para intender o mecanismo biológico em decorrência das notícias vinculadas pela mídia sobre o ebola. São relevantes os conteúdos trabalhados na escola pela disciplina de biologia e contribuem sim para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral dos alunos.