Finalidades da Educação Básica

FINALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ENÊ STADLER BARNES

A escola é o veículo onde o aluno interage com o ambiente, com os colegas e com professores e demais segmentos dessa escola. Na escola os saberes adquiridos fora dela em seus lares, são trazidos culturalmente e os ensinamentos e valores adquiridos nas instituições religiosas e nos espaços sociais, são refletidos diretamente nela. Uma escola conteúdista entra em choque com todos os saberes adquiridos fora delas, pois eles não são contados nem valorizados pelo educador conhecido como tradicionalista.
Incentivar o gosto pela aprendizagem, pela investigação, pelo conhecimento, pelo novo, deve fazer parte da metodologia do professor, dando assim oportunidade ao aluno de meditar e refletir sobre os novos saberes adquiridos. É comum o aluno gostar de fazer trabalhos em grupos, pois gostam de socializar e expressar as suas opiniões e reflexões.
Aprendem a aceitar a opinião de cada componente do grupo e aprendem a expor as suas opiniões com respeito e discernimento, aceitando e respeitando a identidade e a diferenciação cultural que cada um traz consigo.
Em minha matéria Matemática, muitas vezes é difícil fazer esta ponte entre o conteúdo e as aplicações nos 4 eixos, mas quando conseguimos através de atividades de reflexão, em grupo, pesquisa de campo, aplicações por oficinas e vídeos onde o tema for aplicado, sinto que ele se apropriam mais intensamente do conteúdo dado.
Creio que se os alunos tivessem  acesso a Internet em sala de aula, eles poderiam e seriam mais inseridos no munda da investigação, pois existe muita diferença entre o professor pesquisar e mostrar aos alunos e eles mesmos ” colocarem a mão na massa” e fazerem suas próprias investigações e tomarem suas próprias conclusões.
Acredito que ao passar do tempo nós nos conscientizaremos que estes 4 eixos são extremamente necessários na aprendizagem de cada um tanto educando quanto educador. Uma escola renovada e um novo ensino inovador passam a ser mais palpáveis quando o professor que é o transmissor do conhecimento passa a ser também o mediador e o facilitador.