Finalidades da Educação Básica

Como aluna, sempre fui mera ouvinte, sem participação nas aulas, com questionamentos próprios, que se tornavam ocultos. Hoje, o aluno interage, participa, e questiona o motivo de estar aprendendo determinado conteúdo, e se vai ser útil na sua vida. Nós professores procuramos contextualizar o conteúdo, vivenciando-o, para não ser apenas mais um acúmulo de informações que se torna inútil para o aluno. Procuramos envolvê-lo nas aulas, aguçando sua curiosidade.

Na área de Geografia procuro localizá-los, perguntando: Onde estamos; O que somos; O que queremos; E como podemos chegar lá. A escola e o professor é ligação em aprofundar e adquirir o conhecimento, enriquecendo-nos, ocasionando mudanças e atitudes novas.

Incentivo e procuro mostrar aos meus alunos que todos somos capazes de aprender e conhecer, e que basta correr atrás, os obstáculos nos fazem crescer como pessoa, e como profissional. Todo ser humano tem uma dificuldade que pode ser superada através do esforço em adquirir, e procurar o novo.

Quando o aluno vê a disciplina ou o professor, como algo que não gosta, ele já cria uma barreira, um obstáculo, ocasionando uma regressão, e até mesmo o medo em enfrentar a realidade, e de mostrar que somos capazes, tendo uma identidade com gosto, preferência, cultura e ideologia.

O professor é o mediador desse conhecimento, direcionando-o para a vida. A relação professor-aluno é fundamental na formação de um cidadão capaz, que pode vencer, e enriquecer seu aprendizado.