COLÉGIO ESTADUAL VITAL BRASIL. EFM.
VERA CRUZ DO OESTE – PR.
Carlos H. Fuhr
Ivanilda L. Carvalho Costa
Loreci L. Rodrigues Andrade
Rosineia Saragoza Costa
Silvana A. Costa da Cruz
Que relações você estabelece entre as “Finalidades da Educação Básica” e o que é praticado nas escolas, considerando sua experiência como aluno e como professor?
Há u esforço muito grande por parte da escola para que as finalidades da educação básica sejam garantidas. Em contrapartida esbarra-se em muitas dificuldades e deficiências dentro do próprio sistema que impedem um melhor desempenho dessas finalidades.
• No que diz respeito ao desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional do educando, tendo em vista a construção de sua autonomia intelectual e moral, há um empenho constante por parte dos professores, equipe pedagógica e direção da escola para que todas estas finalidades sejam desenvolvidas. No entanto a escola encontra muita dificuldade por não ter uma psicóloga e uma psicopedagoga acompanhando os alunos em suas dificuldades emocionais, por não ter, muitas vezes, o apoio devido de órgãos colaboradores da superação das dificuldades sociais em que estes alunos estão inseridos, por não conseguir quando necessário atendimento médico e\ou neurológico quando o aluno apresenta necessidades físicas e intelectuais especiais, dentre outras situações que surgem e que esbarram em limitações que estão além das capacidades da instituição escolar.
• Quanto a possibilitar o desenvolvimento das capacidades de comunicação por meio das diferentes linguagens e das formas de expressão individual e grupal buscam-se trabalhos desenvolvidos em sala de aula, específicos a cada área de conhecimento, e através de projetos em contra turno de dança, teatro, línguas, etc.
• Incentivar o gosto pela aprendizagem, pela investigação, pelo conhecimento, pelo novo; é acredito uma constante postura dos professores que buscam desenvolver estas finalidades no decorrer do dia a dia da sala de aula, além de estarmos sempre procurando meios como palestras, teatros, depoimentos de pessoas idôneas para reforçar tais finalidades.
• Para exercitar o pensamento crítico, por meio do aprimoramento do raciocínio lógico, da criatividade, e da superação de desafios; estamos sempre buscando, através de atividades diversificadas, tais como debates, gincanas, análises de textos, análises de situações sociais locais, estaduais, nacionais ou mundiais, atividades avaliativas, competições em grupo; a fim de reforçar tais aspectos. Embora, acreditamos que a escola peque em não promover, principalmente pela falta de recursos financeiros, a possibilidade de nossos alunos de visitarem museus, cinema, teatro, exposições, etc. Com parcerias com algumas universidades em nossa realidade é possível a visita a alguns centros acadêmicos o que é muito importante para alargar os horizontes de expectativas de nossos jovens.
• Estimular o desenvolvimento psicomotor, as habilidades física, motora e as diferentes destrezas; é uma finalidade em parte desenvolvida em nossa realidade através de treinos de futebol, projeto de dança, teatro, apresentações de oratória, etc. No entanto precisávamos contar com a possibilidade de ofertar a nossos alunos ginásios bem equipados (falta verba), esportes diversificados (falta profissionais contratados), competições entre turmas e escolas, um estímulo maior às artes cênicas (falta espaço físico, material), à música (faltam os instrumentos musicais e os profissionais) entre tantas outras possibilidades de estarmos ampliando as capacidades de nossos jovens.
• Acreditamos que propiciar o domínio de conhecimentos científicos básicos, nas diferentes áreas, tais como: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Sociologia, Filosofia, Educação Artística e Educação Física; é um dos maiores empenhos por parte dos profissionais da educação, cada qual em sua área, buscando a interdisciplinaridade quando possível. Contudo, a heterogeneidade de nossos alunos faz com que nem todos consigam esta apropriação ao mesmo tempo, e mesmo ofertando à dita “recuperação paralela” não é suficiente para que todos caminhem “juntos” no que diz respeito aos conteúdos específicos. Seria, portanto necessário, assim como no ensino fundamental, um acompanhamento diferenciado de “apoio” para estes alunos com um grau maior de dificuldades.
• Para favorecer a sociabilização, isto é, a produção da identidade e da diferenciação cultural, mediante a localização de si próprio como sujeito, da participação efetiva na sociedade e da localização espaço-temporal e sociocultural, nossa escola procura a valorização de cada aluno enquanto sujeito pensante e ativo dentro do espaço social em que vive, além de primar pelos direitos iguais sem a tolerância de praticas de preconceito, bullying, discriminação e violência.