As Finalidades da Educação Básica contemplam, basicamente, a formação integral do aluno, visto que elenca temáticas que vão desde a desenvolvimento físico, intelectual e social e perpassa pelas diversas formas de linguagens que garantem a comunicação, incentivando-o a pesquisa e a busca pelo novo em todas as áreas do conhecimento, buscando torná-lo um cidadão crítico e consciente de seus direitos e deveres.
Entre estas finalidades e o que realmente acontece nas instituições de ensino existe uma longa distância, visto que as relações entre família e escola estão cada vez mais distantes e há uma discordância de onde começam os papeis de uma e de outra na formação dos alunos.
Diante deste impasse, e dos acontecimentos cotidianos da escola existe uma necessidade urgente de refletirmos sobre estas questões, pois não cabe ao professor somente garantir o ensino de sua área de conhecimento, pois sob sua responsabilidade está um ser humano em formação, e sempre que possível há que se estabelecer relações com sua vida cotidiana, bem como as diversas disciplinas que compõe o currículo. Ainda sobre o currículo, as discussões centralizam-se na busca em adapta-lo à realidade concreta do aluno, sem contudo deixar de fundamentar o conteúdos teoricamente, estabelecimendo relação entre as disciplinas, visto que todos os temas conversam de alguma forma entre si e não raro se completam, cremos que se o aluno compreender esta sistematização o aprendizado poderá ocorrer de forma concreta e efetiva.
Não é raro nos depararmos com alunos desprovidos de valores e limites, vindo de famílias desestruturadas, que encontram na escola uma das únicas formas de aprendê-los, mas que da mesma forma os discriminam e reafirmam sua condição de marginalizados.
Atualmente não é mais possível ministrar aulas sem interrupções para esclarecimentos de episódios pontuais e que não devem ser ignorados, já que poderão contribuir para a formação social e emocional dos alunos. A autonomia intelectual e moral de cada um, é construída a medida em que se estabelecem laços de confiança, credibilidade e afeto das partes envolvidas, possibilitando a disponibilidade para a aprendizagem, reflexão e assimilação, para posterior aplicação em sua vida cotidiana, seja ela pessoal ou laboral.
Artigo produzido pelos professores do Colégio Estadual Professora Isabel Lopes Santos Souza.