Filme Ponto de mutação - Saúde e Alimentação
CEEBJA CIC – Curitiba/PR – Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Reflexão e ação – Atividade do Caderno 4 – Páginas 16-19
Filme Ponto de mutação – Original: Mindwalk (1990) – roteiro de Floyd Byars e Fritjof
Capra, dirigido por Bernt Amadeus Capra.
Adaptação cinematográfica do livro Ponto de Mutação, do físico Fritjof Capra, que reflete sobre as problemáticas da sociedade contemporânea colocando em questão o paradigma reducionista/cartesiano — que orienta uma visão de mundo mecanicista e fragmentada — a ser vencido por novos paradigmas que possibilitem uma visão mais sistêmica da realidade humana. Na Ilha de Monte Saint Michel, na França, uma física, afastada do trabalho devido a conflitos éticos, um senador, candidato derrotado nas eleições à presidência dos EUA e um poeta que sofreu uma decepção amorosa e está em busca do sentido da vida se afastando de todo discurso político se encontram e, em um único dia, conversam sobre ciências, ecologia, guerra, política, filosofia. O filme é um convite para repensar não só as ciências e suas formas de produção, como também a visão fragmentada do conhecimento, praticada no cotidiano escolar. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7tVsIZSpOdI
Após assistirem ao filme, estimulados para pensar formas de promover uma visão mais integrada sobre os temas no contexto escolar, convidamos vocês para refletirem e esboçarem uma forma de trabalhar o tema “Educação Alimentar e Nutricional” de forma articulada entre os componentes curriculares.
Para provocar o diálogo e dar início à atividade, leiam o texto abaixo e procurem outras fontes de informação.
“Alguns elementos para se pensar a Educação Alimentar numa perspectiva Integradora”
No Brasil, a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional foi regulamentada em agosto de 2010, por meio do Decreto nº 7.272. A legislação institui uma série de diretrizes e objetivos, que podem ser resumidos nos seguintes princípios: “(i) promover o acesso universal à alimentação adequada; (ii) estruturar sistemas justos, de base agroecológica e sustentáveis de produção, extração, processamento e distribuição de alimentos; (iii) instituir processos permanentes de educação e capacitação em segurança alimentar e direito humano à alimentação adequada; (iv) ampliar e coordenar as ações de segurança alimentar e nutricional voltadas para povos indígenas e comunidades tradicionais; (v) fortalecer as ações de alimentação e nutrição em todos os níveis da atenção à saúde, de modo articulado às demais políticas de segurança alimentar e nutricional; (vi) promover a soberania e segurança alimentar e nutricional em âmbito internacional; (vii) promover o acesso à água para consumo humano e para a produção de alimentos” (p. 15-16). A segurança alimentar engloba desde aspectos relativos às normas de produção, o transporte e o armazenamento dos alimentos até o acesso físico e econômico a alimentos básicos para a existência. O emprego, a educação, a saúde e a informação caracterizam a importância da temática e se apresentam, também, nos direitos à alimentação adequada (direito de estar livre da fome e da má nutrição) e à soberania alimentar (direito dos povos de definir suas próprias políticas e estratégias de produção, distribuição e consumo dos alimentos).
O costume alimentar de um povo é determinado não só pelas características do ambiente como também pela tradição cultural e pela produção de técnicas e organização de trabalho de um povo. Contudo, esse processo é dinâmico e o contato entre culturas promove a modificação de hábitos alimentares nas sociedades, como é o caso da alimentação fast-food difundida pelo mundo. A alimentação é uma prática vital para os indivíduos, mas a compreensão em torno dela implica no entendimento de um sistema de significações e sentidos socioculturais a ela associada. O significado e os sentidos de um prato de insetos, por exemplo, é diferente para povos ocidentais, pois a cultura influencia na sensação de prazer ou repulsa dos alimentos. Alguns pratos funcionam como demarcadores identitários regionais (pão de queijo mineiro, vatapá baiano, etc.). A religião também se constitui um importante fator de influência na constituição da cultura alimentar de um povo impondo tabus alimentares. O conhecimento e o domínio sobre as formas de produção do alimento, a sua forma de preparo, de ingestão e de apresentação e os momentos em que são apreciados também sofrem influência da cultura. Portanto, uma perspectiva integradora da educação alimentar no currículo escolar implica necessariamente abordar, além de conhecimentos sobre os valores nutricionais dos alimentos, que se encontram sistematizados nos conhecimentos das áreas de ciências da natureza, aspectos advindos de análises históricas e socioculturais da área de ciências humanas, dentre outros.
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Durante muito tempo a saúde significou ausência de doenças físicas e mentais. Atualmente o termo saúde tem uma abrangência maior e é determinado por um conjunto de elementos que permitem as pessoas terem qualidade de vida, ou seja, condições adequadas de alimentação, moradia, trabalho, lazer, meio ambiente etc.
A saúde e a educação são direitos do cidadão e dever do Estado, assegurados pela constituição.
A escola não vai resolver a situação de saúde do país, mas pode orientar seus alunos para que eles compreendam o porquê das atuais condições de saúde e atuem no sentido de melhoria da saúde individual, familiar e comunitária, através de uma alimentação adequada, atividade física, melhorando a qualidade de sono, entre outras ações preventivas.
Tema: Educação Alimentar e Nutricional articulada entre os componentes curriculares
Disciplina - Conteúdo
Arte - Arte terapia, Natureza morta, ...
Biologia - Tipos e distúrbios alimentares.
Educação Física - Associação de bons hábitos alimentares e atividades físicas.
Filosofia - Liberdade e construção dos próprios hábitos alimentares e de saúde.
Física - O corpo humano como uma máquina.
Geografia - Uso de energia pela indústria de alimentos.
História - Miséria e fome a partir da Revolução Industrial.
Língua Inglesa - Fast Food vs. Alimentação saudável.
Língua Portuguesa - Marketing e Propaganda do mercado dos alimentos.
Matemática - Combinações possíveis de uma receita saudável.
Química - Receitas e Ingredientes.
Sociologia - Organização social e hábitos alimentares.
Objetivo Geral: Desenvolver hábitos, comportamentos e atitudes que influenciarão nas condições de melhoria da qualidade e de bem estar em diferentes estágios e aspectos da vida.
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