FILME: O SEGREDO DE KASPAR HAUSER
Prof. Ana Clara Buschi
Prof. Katia Regina Dalri Abdala
Prof. Luciana Maria Bellanda Mello
Prof. Robinson de Souza Rodrigues
Prof. Tania A. Lopes
O filme é a história de vida de uma criança que cresce em cativeiro, com somente o mínimo necessário para sobrevivência, incluindo afeições, linguagem e alimentação. Não reconhece outros indivíduos, somente aquele que o alimenta, não tem relação com a natureza e é desprovido de qualquer inclusão social. Traz á tona o quanto a linguagem e cultura representam para o desenvolvimento psicológico do indivíduo.
O Enigma de Kaspar Hauser apresenta diversos momentos de sua vida e como se dá o desenvolvimento mental após o cativeiro. Até então não havia nenhum tipo de interação com outros indivíduos. A fala, o caminhar, as expressões corporais se apresentavam atônitas e ele não compreendia a natureza e a vida ao seu redor. Foi privado do convívio social sendo sua vida o resultado de sua carência de cultura e do não desenvolvimento da linguagem.
O isolamento por tanto tempo, impactou fortemente sua formação como indivíduo. Ao iniciar o contato com a sociedade, não conseguia entender o que acontecia, desenvolvendo mais afinidades com animais e crianças.
Ele passa por agruras e humilhações, é apresentado no circo como uma aberração junto a outros indivíduos especiais. Foge e é encontrado por um professor que o acolhe e o adota como filho, oferecendo a ele a oportunidade de aprendizado e inserção na sociedade.
Aprende rapidamente e se mostra muito mais sensato e lógico do que os homens mais educados e refinados. Para Kaspar conhecer o mundo pela linguagem, parecia não ser suficiente, mesmo passando por um processo de socialização, não consegue atribuir significado às coisas.
Muito tempo após sua reintegração na sociedade, já com a linguagem mais desenvolvida, percebe ainda a dificuldade em entender às pessoas e suas reações. Enquanto privado do convívio social, o silêncio era sua única companhia.
Como Kaspar Hauser cresce em isolamento, sem desenvolver a linguagem, acaba por não desenvolve características sociais. Cresce sem estímulos externos e não reconhece o pensamente abstrato, para ele a abstração não faz sentido, a linguagem só é definida na sua forma literal.
Mesmo não demonstrando emoções e tendo reações instintivas, ao longo do tempo ele consegue obter aprendizado e conviver com as regras da sociedade com a qual interage.
REFERÊNCIAS
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno IV: Linguagens / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Adair Bonini... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.
Filme: O Segredo de Kaspar Hauser, do Diretor Werner Herzog, drama de origem Alemã, de 1974.