Falta de água é tema de filme futurista produzido por jovens

O cinema pode ser o retrato de sua época. Vez ou outra isso ocorre não a partir da intenção dos seus realizadores de mostrarem algo que está em voga. Mas justamente por uma feliz coincidência ou por explorar um campo que tende a chegar ao fato. É o caso do curta-metragem “Limbo”, produzido a partir do Trabalho de Conclusão de Curso de jovens santistas que estudaram na Anhembi-Morumbi, em São Paulo. O filme, cuja trama se passa no futuro, fala da falta d’água: tema recorrente da sociedade atual, especialmente na capital paulista.

Na história, Pedro, traficante de água do período pós-apocalíptico, tem sua casa e seu estoque de água roubados por José e Lucas. Sem água - e com sua filha, Pérola de três meses, o personagem sai em busca de um dos últimos locais onde ainda há o líquido precioso: a Antiga Represa. Ele então corre contra o tempo para salvar a vida do bebê.

“O curta foi um Trabalho de Conclusão de Curso sobre o ‘Silêncio Cinematográfico’, na Anhembi Morumbi, onde eu e mais três colegas estudamos. Da ideia inicial do TCC, percebemos que poderíamos realizar um filme bem feito e que acabou indo de encontro justamente com essa questão da falta de água”, explica Nelson.

“Inicialmente havia essa ideia relacionada a cutucar a sociedade com este tema da água e a falta dela, a partir da premissa de um futuro pós-apocalíptico, mas ainda não existia o panorama do Estado esta crise hídrica”, explica o diretor. “Ele simplesmente foi acontecendo, nascendo e sendo roteirizado em São Paulo e, no decorrer das filmagens, surgiu todo esse debate. Tanto que o filme não é um retrado fiel do que vem acontecendo.”

LimboCom 19 minutos e 51 segundos de duração, “Limbo” chama a atenção pelo clima apocalíptico, evidenciado pela fotografia que remete a grandes produções do cinema. “Usamos como referências na construção estética ‘The Road’ e o curta australiano ‘Cargo’. E, claro, ‘Mad Max’ e ‘O Livro de Eli’ foram cogitados”.

As cenas foram filmadas em locações de São Vicente e Ilha Cumprida, espaços que atendiam às necessidades da produção. “Foram lugares escolhidos a partir de pesquisa. Saímos de carro à procura, pesquisando, e encontramos”, lembra Delson.

No lançamento, além do diretor, estarão presentes os demais autores do TCC, os responsáveis pelo som e mixagem Jota Amaral e Guilherme, do Coletivo Theremim, e os atores Gustavo Damata, Newton Arantes e Christian Jackson, além dos produtores executivos Sérgio Lima e Victoria Girardelli.

No fim de outubro, o curta será lançado oficialmente na web e terá sessões em outros espaços da região.

“Nosso objetivo é transformar o curta em um longa com a equipe da região. Queremos achar novos talentos para o nosso time e produzirmos o longa do ‘Limbo’. Desta vez com falas e com um tempo maior para passarmos nosso recado”, conclui Delson.

Teaser: http://vimeo.com/limbocurtametragem

Ficha técnica:
ATORES
Gustavo Da Matta – Pedro
New Arantes – José
Christian Jackson – Lucas
Pérola Nováes Padoan – Pérola
EQUIPE
Direção e Roteiro - Delson Gomes
Pós-Producao e Arte - Gustavo Pinheiro
Pré-Produção e Maquiagem - Barbara Albuquerque
Assistente de Direção e Fotografia - Camila Martinez
Produção Executiva - Victoria Girardelli e Sergio Lima

Serviço do lançamento:
Sexta, 24 de outubro, 20h30
Lobo Estúdio: Rua Luís de Camões, 12, Vila Mathias
Entrada franca

Maiores informações: https://www.facebook.com/curtalimbo

 

O que você achou da ideia do curta? Já pensou em um futuro tão próximo assim sem água? E o termo "traficante de água"?