A extensão do planejamento e da prática curricular para outros espaços além da escola

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ/SEED-PR
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO ESTADUAL NEWTON FERREIRA DA COSTA

CADERNO -04
REFLEXÃO E AÇÃO – COLETIVO – PÁG. 45

ORIENTADOR DE ESTUDOS: Vivian Isleb Rodrigues.
PROFESSORES CURSISTAS: Ana Lúcia, Edson, Enê, Nair, Rosane, Talita, Thiago, Wandamir.

Após assistir o vídeo: Em busca de Joaquim Venâncio de Evandro Filho e outros (2009), e discutir em grupo quanto à possibilidade de realizar atividades como esta em nossa escola, concluímos que podemos fazer este tipo de pesquisa nos parâmetros mostrados no vídeo. Utilizaríamos recursos audiovisuais, pesquisas na biblioteca e receberíamos pessoas na escola para arrecadar depoimentos.

Foram levantados alguns problemas relacionados à segurança dos nossos alunos, dentre eles o deslocamento para realizar pesquisas fora da escola, no caso de menores, há a necessidade de autorização dos pais ou responsáveis.

Após a leitura da notícia publicada num jornal de São Paulo em fevereiro de 2012: Ligações clandestinas causam risco de incêndios, o grupo problematizou a situação relatada com a seguinte frase: “O que leva as pessoas a fazerem ligações clandestinas”. E em seguida, cada professor em sua área de atuação, definiu quais conteúdos poderiam ser trabalhados a partir da problematização definida anteriormente.

Sociologia: Desigualdade social e políticas públicas.
Matemática: Estatística.
Geografia: Situação econômica.
Física: Estrutura técnica necessária para transmissão de energia elétrica de maneira segura.
Química: Reações de combustão.
História: Contexto histórico sobre a formação das favelas.
Biologia: Riscos à própria vida, à saúde e o ambiente.