Nós, professores e professoras podemos ser parceiros e co-construtores dos jovens estudantes ouvindo suas expectativas acerca da escola, suas origens e seus planos futuros.
O que se observa no cotidiano escolar é que o relacionamento entre professor e aluno, por vezes, é conflitante, pois cada um quer defender o seu ponto de vista. Cabe a nós, professores e professoras, buscarmos meios de aproximação e soluções para que aliemos o conteúdo às expectativas de projeto de vida do jovem.
Para atingirmos as expectivas dos jovens e as nossas próprias expectitativas educacionais, elencamos as seguintes estratégias:
- Elaboração de entrevista com depoimentos (filmados) dos alunos sobre o que é ser jovem e sua experiẽncia na escola;
- Orientar o jovem para entrevistas de emprego, mostrando as diferenças entre linguagem formal e informal;
- Utillizar a dinâmica "Teia de ideias" em que se joga um rolo de barbante para os alunos participantes da dinâmica. Ao pegar o rolo, ele vai dando uma sugestão sobre o tema lançado. Antes de iniciar a dinâmica, o professor fará uma exposição sobre o tema lançado.;
- Trazer um especialista em RH para dar palestras e dicas sobre emprego;
- Dinâmica do Sonho Acordado - esta dinâmica consiste em fazer um relaxamento por trinta minutos. Após o relaxamento distribui-se uma folha de papel sulfite e giz de cera, pedindo para que o alunos desenhem o que imaginaram na viagem do Sonho Acordado. Após feito o desenho, deverá ser feita uma plenária em que cada aluno comente o seu desenho, abordando a realidade da escola e a relação dela com o sonho.
Depois da aplicação das estratégias realizar um feedback com o grupo, apresentando as possibilidades de mudança para sua realidade pessoal e profissional, que tem início na sala de aula e irá acompanhá-lo pela vida.