Todos os jovens querem um espaço dentro da sociedade. Isso é sentido diariamente nas Escolas, quando os observamos em suas atitudes. Desta forma, é interessante salientar que já fomos adolescentes um dia e que a busca pela aceitação e compreensão se dá a todo o momento nesta fase da vida. A Escola deve criar condições para que o espaço de convivência seja um ambiente de troca de ideias, de experiências, onde muito mais de simplesmente “passar o conteúdo” do dia-a-dia, seja um lugar de aprimoramento das atitudes diárias, de enfrentamento dos riscos que se fazem presente no cotidiano destes sujeitos.
Um caminho que a Escola pode tomar é trabalhar com a metodologia de projetos afim de envolver mais o jovem e colocá-lo no centro de seu aprendizado. Iniciado e muito difundido nos Estados Unidos é uma prática que vem dando certo ultimamente, de acordo com Dewey (1952) a “Pedagogia de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores.”
Outro caminho pode ser o de utilizar os recursos tecnológicos com propósito pedagógico. De acordo com uma pesquisa da Fundação Victor Civita(2010) mais de 70 % dos jovens tem acesso a internet e mais da metade usam tablets ou celulares para entrarem em redes sociais, por exemplo, e a Escola vira as costas para esta realidade. Diante disto, especialistas sugerem que a escola se dedique a desenvolver no jovem essas competências, muito exigidas no século 21 – o uso das tecnologias de informação e comunicação.
Enfim, os desafios são imensos, e a Escola não pode ficar parada no tempo e ver os jovens com o resto do mundo se transformarem, no entanto, a luta terá sua sequência em aclarar ao aluno o uso da tecnologia a seu favor.
Colégio Estadual do Campo Pedro Américo
Profª Marli Lenir de Rosso Riboldi
Professoras: Angela Carrer Basso, Andreusa Patrícia de Oliveira, Francieli Dalbosco Silveira, Márcia Sehn, Sandra Morás, Rosane Basso Moreira.
Professor: Daniel Grassi
Fonte:
DEWEY, John. Democracia e educação breve tratado de filosofia de educação. 2ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1952. FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Estudos e Pesquisas Educacionais. Nº 01, São Paulo - Maio de 2010