Evidenciar as contribuições do que você ensina para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral de seus alunos.

COLÉGIO EST. PROFª REGINA MARY BARROSO DE MELLO

CONSIDERAÇÃO RELATIVAS AO CADERNO III

AÇÃO E REFLEXÃO III

ORIENTADORA DE ESTUDOS: ALESSANDRA VILARINHO CHAVES

CURSISTAS:

Brasília de Fátima Araujo Oliveira

Edson José Alves

Evelyn Nunes Santos

Marcos Xavier Ribeiro

Maria Bernardete Machado

Veridiane Grigoletti Gonçalves

Roseli Nogueira de Lima

 

Analisando a questão, cada professor em sua área chegou há uma resposta, e assim foi realizado o seguinte texto.

Formação de Docentes: As contribuições feitas para os alunos do curso de formação de docentes são realizados através de textos, vídeos onde procura se fazer um paralelo do que a lei diz sobre a Educação Básica e a pratica vivenciada pelas docências. Sempre finalizando com debates onde cada aluna diz e comenta sobre o que realmente esta acontecendo no chão escolar. São relatos onde se coloca que o que se aprende na escola mediante os documentos lidos e refletidos nem sempre está acontecendo na escola.

História:Como mote do ensino de história, a questão de conhecer o aluno como pessoa, e dar atenção as questões relacionadas no dia a dia do aluno. Assim tentando trazer a realidade de cada um fazendo um link do tempo histórico e a vivência do aluno.

Sempre fomentando a autoestima no ensino, automaticamente vai acontecer o desenvolvimento e a autonomia intelectual, trazendo o aluno como ser pensante e capaz de adquirir o conhecimento da história como parte de sua vida.

Sendo assim o grande objetivo da história é ensinar a analisar o passado e o presente sobre os acontecimentos atuais. A sua finalidade é trazer conhecimento sobre a origem do mundo atual e tudo o que existe. Tais como o surgimento da cultura humana e sua diversidade, como surgiu e se formou e o porque da diversidade da mesma na história humana.

Essa compreensão é necessária para fazer a criação de uma visão de vida mais ampla, mais humana, aceitando as diferenças e praticando uma forma melhor de viver.

Língua Inglesa: Sabendo-se da falta de termos para aquisição do conhecimento, a abordagem em sala fica debilitada, e o acesso da tecnologia sempre fica difícil pela demora de instalação dos equipamentos e a dificuldade de disponibilidade de tempo, a cultura é uma abordagem importante, mas não se sabe a real situação cultural do aluno na capacitação técnica.

Língua Portuguesa: A contribuição do ensino se efetiva na recepção e para isso é trabalhado o conteúdo na dimensão sincrônica e diacrônica mostrando a relação existente na construção do conhecimento para a autonomia intelectual através de textos, filmes ou vídeos apresentados aos educandos de forma a interagirem com a sociedade em que vivem mudando posturas e transformando seu meio de forma reflexiva – critica.

A língua portuguesa preocupa-se em deixar o aluno apto a trabalhar e usar a linguagem em diversas situações de que é imposta. O conhecimento e o domínio da língua materna é essencial para as demais áreas de conhecimento do alunado.

Os principais fatores do desenvolvimento são que o aluno saiba ler de forma compreensiva e fazer criticas de vários textos; que saiba usar a linguagem padrão em seus textos na produção escrita;que analise e organize a estrutura da língua e que consiga visar as diferentes linguagens, tais como a literatura. A linguagem verbal e a não verbal, charges, etc., em uma maneira de compreender o mundo.

Resumindo, a língua portuguesa esta envolvida nas áreas de leitura e escrita. Sendo importante que o aluno saiba compreender e interpretar tudo a sua volta.