Etapa ll, Caderno ll

Núcleo Regional de Foz do Iguaçu - São Miguel do Iguaçu

Colégio Est. Indígena Teko Nemoingo

 

Levando em consideração a realidade dos nossos alunos indígenas e seus contextos sociais, identificamos que o trabalho pedagógico no Ensino Médio nos desafia a desenvolver atividades referentes à auto-estima de nossos estudantes. Precisamos trabalhar muito sobre a importância deles em expor suas opiniões e fazer a diferença. Há a necessidade de motivá-los a falar mais, com atividades que envolvam a oralidade, produção de atividades coletivas. O nosso papel enquanto professor é de orientar os alunos para que no futuro possam fazer as escolhas certas. Na oralidade já obtivemos avanços significativos, porém, alguns alunos ainda não estão sentindo-se a vontade para demonstrar suas habilidades, pois, são bloqueados pelo não acompanhamento dos demais.

As tarefas coletivas estão em andamento e já surtiram efeito. Antes utilizar um dicionário em dupla era difícil e quase impossível, agora, já conseguem interagir e realizar as atividades socializando com os demais colegas.

Aqui na comunidade a escola é referência para as crianças, muitos de nossos alunos não tem uma estrutura familiar sólida e que reconheça a real importância dos estudos, sendo assim, o incentivo no que se refere à educação escolar é repassado na maioria das vezes somente pela escola. Sabemos que há pela frente muitos desafios, mas, motivados pelos bons resultados, novas conquistas virão. Professores e Equipe Pedagógica trabalham sincronizados avaliando metodologias, conteúdos e formas avaliativas para melhor preparar os nossos jovens, visando sempre unir o científico e a educação escolar indígena.Percebemos que muitos de nossos alunos não tem uma boa perspectiva de continuar aqui na aldeia depois de terminar o ensino médio pois muitos querem trabalhar e por ser um local de difícil acesso acabam achando ruim ou não tem como ir trabalhar se estão aqui dentro.E também temos a questão que aqui dentro da aldeia temos pouca opção de trabalho sendo assim muitos se sentem desmotivados na hora de estudar pois tem veem algo de satisfatório para o futuro.