ETAPA II CADERNO V
CEEBJA HELENA KOLODY – FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ
Coordenadora: Luz Marina Pretz
Participantes:
Cleidi Schindler
Eloir Pichek
Gerson Luis Maciel
Hilda Soares Silva Dacorreio
Maria de Lurdes Matias dos Santos Moreira
Após uma leitura da material, também concordamos de que há um predomínio, nem sempre desejável, do pensamento lógico-dedutivo nas atividades propostas em Matemática.
Sendo a matemática é um saber essencial para a vida do ser humano, uma vez que contribui para que a pessoa possa em seu cotidiano, utilizar e dominar atividades simples como, fazer a soma e a divisão. Por exemplo, de quanto cada um terá que pagar, ao “fazer uma vaquinha” para pagar a conta da pizzaria. Muito embora muitos alunos, não gostem de matemática. É porque, em muitos casos, eles não foram estimulados a gostar de matemática, além de não terem a oportunidade de um real acompanhamento que os possibilitasse compreender a grande necessidade da disciplina.
Os alunos precisam entender as diversas formas de utilização da matemática em muitas áreas do conhecimento. Por isso, muitos não conseguem fazer a conexão do querem ser com a necessidade do estudo da matemática. Alguém que deseje ser engenheiro precisa entender de como é fundamental para exercer a profissão, o estudo da matemática. E assim por diante. A matemática deve ser entendida como disciplina fundamental, mesmo para aqueles que postulam uma profissão que não usa a matemática de forma fundamental no seu cotidiano. Mas a matemática é fundamental no nosso cotidiano em sociedade de um modo geral.
Contudo, caracterizar o pensamento matemático não é tarefa fácil, por mais que se queira, essa tarefa se torna mais delicada, uma vez que se faz necessário superar certas tradições que vem caracterizando a escolha de conteúdos escolares sem a devida atenção a necessidade de explorar as características da matemática, de modo que favoreça o desenvolvimento integral.
Logo, observa-se que os pensamentos matemáticos envolvidos são essenciais para que se construam pensamentos críticos dos alunos e que saibam identificar cada um desses pensamentos.
Há dois aspectos igualmente importantes apontados como objetivos da Educação Matemática: ser parte da educação geral, preparando o indivíduo para a cidadania, e servir de base para uma carreira em ciência e tecnologia.
Portanto é necessário que haja um equilíbrio entre os pensamentos matemáticos em todas as áreas do conhecimento, para que ao menos na maioria dos conteúdos exista um elo entre eles, proporcionando assim atividades contextualizadas e integradas com todas as disciplinas.
É importante salientar que a contextualização e interdisciplinaridade, são muitas vezes reduzidas ao uso de situações problemas ou simples exemplos, sendo necessários estabelecer relações mais consistentes entre os conhecimentos de diferentes áreas para a compreensão curriculares/disciplinas
ENSINO FUNDAMENTAL 6ª SÉRIE/7OANO DCN – SEED/PR
Disciplina/Componente curricular Breve descrição da atividade Tipos de pensamentos matemáticos envolvidos
Geog.- Dimensão socioambiental do espaço geográfico Os conteúdos devem ser espacializados e tratados em diferentes escalas geográficas com uso da linguagem cartográfica – signos, escala e orientação. *04
Arte – Música ( Altura Duração Timbre Intensidade Densidade) O estudo dos Ritmos. Uso da matemática para a métrica dos ritmos
*02
Hist. - A constituição histórica do mundo do campo e do mundo da cidade. os conteúdos básicos pretendem desenvolver a análise das temporalidades (mudanças, permanências, simultaneidades e recorrências) e das periodizações; *01
Língua Port. - Gêneros discursivos. Localize informações explícitas e implícitas no texto; *01
Ciências - Astros Movimentos terrestres O reconhecimento dos padrões de movimento terrestre, as estações do ano e os movimentos celestes no tocante à observação de regiões do céu e constelações. *03
tabela de referências
* O fazer matemático mobiliza 4 diferentes tipos de raciocínios:
01: o pensamento indutivo,
02: o raciocínio lógico dedutivo(próprio da Álgebra e da Geometria),
03: a visão geométrico espacial
04: o pensamento não determinístico(característico da Estatística e da
Probabilidade).
Obs. Atividade de pesquisa realizada com alunos do 7ano do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva e seus conteúdos nas respectivas disciplinas: Geografia, Arte, História, Língua Portuguesa e Ciências
Quando se aborda a educação, é necessário considerar que se relaciona ao direito legítimo do ser humano, independente de sua condição.
Segundo Carreira (2009) a educação é mais que um direito, é uma ferramenta que o sujeito possui para compreender a vida e as relações sociais.
Embora o direito a educação é garantida pela Constituição Federal e pelas leis regentes há a necessidade de debates sobre o material didático utilizado. A educação necessita ajustar-se á realidade dos sujeitos, uma vez considerado as características desses sujeitos e as necessidades especiais de aprendizagem.
Nesse contexto propomos análise dos saberes e práticas que possam minimizar os entraves da permanência ou não do sujeito na escola e valorização de seus estudos e produção acadêmica.
Título: Me conta um conto? Aquele que conta um conto desconta a conta
Introdução:
Este plano de ação, vem possibilitar ao educando a ocupação cultural, educacional, compartilhamento de idéias, incentivo á produção e expressão, integração e interação e possibilita a discussão com autores diferenciados através de materiais disponibilizados para a sua elaboração e efetivação.
Estratégias de ação:
No final de Novembro propor a criação e escrita de um conto, através de orientações e questionários enviados á cela para adesão . Consiste na criação de um conto seguindo as regras propostas e principalmente não fazer apologias á drogadição, cárcere, sexualidade e outros pertinentes, orientando também sobre o objetivo .
Após o aceite, selecionar por escolaridade e encaminhar-lhes material de apoio, que possam auxiliá-los na produção e criação de um conto á sua escolha, seguindo as regras
Em Fevereiro, recolhe-se a produção, as quais serão corrigidas por um professor de língua portuguesa e devolvido para que passe a limpo se houver necessidade. Após serão avaliados por uma comissão formada por professores do CEEBJA.
Os 10 primeiros colocados ganharão livros como incentivo e terão seus contos publicados em um livro juntamente com os demais.
Resultados esperados:
Que os apenados mantenham a disciplina;
Que despertam para o gosto e interesse pela leitura, escrita e produção;
Que usem a escrita como um desabafo criativo
Que possam desenvolver suas ideias;
E por quê não nascer aí um escritor?
Situação problema:
A ideia surge para ocupar os apenados durante o recesso escolar - Dezembro a Fevereiro, tempo este em que não há atividades culturais e educacionais nos presídios do Paraná. Assim e possibilitado ao apenado a oportunidade de criação, entretenimento e moderação.
O homem Vitruviano é um conceito apresentado na obra dos 10 livros da arquitetura, escrita pelo Marco Vitruvio Polião. É um cânone das proporções do corpo humano, segundo determinado raciocino matemático e baseando-se em parte na divina proporção. Desta forma o homem descrito por Vitruvio apresenta-se como modelo ideal para o ser humano, cujas proporções são perfeitas segundo o ideal clássico de beleza. As dimensões do trabalho, cultura, ciência e tecnologia buscam o aperfeiçoamento de novas técnicas, inovações e abrangência matemáticas para uma maior perfeição estética humana. Quando se busca associar um conteúdo ao ser humano e ao seu cotidiano torna-se mais interessante e chamativo para a prática pedagógica e metodológica.
Analisando a obra “O homem vitruviano”, percebe-se a presença de geometria, proporções e simetrias, uma vez que representa as proporções do corpo humano masculino, ou seja, um ideal de beleza renascentista.
Por outro lado, não só na matemática esta imagem pode ser estudada como também é possível desenvolver um trabalho interdisciplinar, já que a referida obra está historicamente situada no período renascentista, período este que foi marcado por profundas transformações sociais, culturais, artísticas e científicas.
Sendo assim, segue abaixo uma proposta interdisciplinar baseada em “o homem vitruviano”.
* História: Renascimento cultural e início do capitalismo comercial. Pesquisa sobre a influência desse tempo na época atual.
* Arte: Renascimento Pesquisa e releitura da obra: Observação das proporções de beleza greco-romana no contexto renascentista.
* Matemática: Geometria. Aula expositiva e com pesquisas: Trabalho com formas geométricas, ângulos e proporções.
*Língu a Inglesa: Vocabulário: Partes do corpo. Aula expositiva e dialogada: Denominação, em Língua Inglesa, das partes do corpo humano.
* Biologia: Estrutura do corpo humano. Releitura da obra, pesquisa e observação de figuras: Trabalho com membros e músculos do corpo humano.
Convidamos vocês, professores das áreas, a fazer o exercício de organizar conjuntamente as ideias discutidas no último exemplo, e outras que imaginarem, em subprojetos que acreditem ter viabilidade na sua escola, a partir da pergunta central formulada. Registrem seus subprojetos, as questões motivadoras, os objetivos e as ações pretendidas em uma tabela análoga àquela desenvolvida ao final do primeiro exemplo. Não se esqueçam de discutir e registrar os processos adequados de avaliação para os subprojetos elencados.
“Se fizermos do projeto uma camisa de força para todas as atividades escolares, estaremos engessando a prática pedagógica” (Almeida, 2001).
A característica básica de um projeto é a de ter um objetivo compartilhado por todos os envolvidos, contextualizando o tema para despertar o interesse dos alunos a participarem e se envolverem.
Todos os projetos devem ter bem claros os objetivos do mesmo, bem como compreender e discutir os temas entre todos os envolvidos.
Atualmente, uma das temáticas que vêm sendo discutida no cenário educacional é o trabalho por projetos, a questão é como conceber e tratar a articulação entre as instâncias do projeto, para que de fato seja reconstruída na escola uma nova forma de ensinar, integrando as diversas mídias e conteúdos curriculares numa perspectiva de aprendizagem construcionista.
Segundo Valente (1999), o construcionismo “significa a construção de conhecimento baseada na realização concreta de uma ação que produz um produto palpável (um artigo, um projeto, um objeto) de interesse pessoal de quem produz” (p. 141)
Buscamos integrar nossa realidade Escolar aos projetos de forma Coerente que alunos e professores possam participar sem deixar de trabalhar os conteúdos específicos a cada série.
Em nossa escola, temos alguns projetos específicos como os elaborados e aplicados pelos professores na realização de cursos de formação como o caso dos professores participantes de cursos de pós-graduação.
Através desses projetos, os aluno aprende o processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Dessa forma, o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações, que tem como centro do processo a atuação do professor, para criar situações de aprendizagem cujo foco incide sobre as relações que se estabelecem neste processo, cabendo ao professor realizar as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo, a partir das relações criadas nessas situações.
Na matemática nem sempre é possível trabalharmos todos os conteúdos como forma de projetos que abrangendo várias áreas do conhecimento, mas nesta área é fundamental trabalhar o conteúdo com material concreto ou de apoio para que o aluno possa observar entender e aprender fazendo relações com o conteúdo a sua aplicabilidade, para desmistificar a matemática de disciplina difícil e desnecessária, é preciso dar um novo enfoque para cativarmos nosso aluno a aprender matemática. É necessário que ele perceba a importância da Matemática e sua necessidade junto às demais áreas do conhecimento.
Através do projeto MATEMATICANDO procuramos descobrir talentos matemáticos e incentivar os alunos com habilidades matemáticas. Esse projeto também visa valorizar os alunos interessados a promoverem momentos de estudo e reflexão nas seguintes áreas:
Ciência (mat)
Tecnologias
Jogos Matemáticos
(Formação de docente) Despertar o interesse pelo conteúdo.
Relacionar o conteúdo a situações reais.
Compreender a importância de tal conhecimento.
Propiciar aos alunos a compreensão de forma agradável.
Aliar a teoria ao concreto. Organizar momentos no contra turno para:
Estudo discussão produção de material e utilização do material(jogar) Ciência( mat.
Números naturais, racionais, Irracionais, geometria.
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