Colégio Estadual Hiram Rolim Lamas - Antonina - PR
Andressa Iara Budny,Elísia Matos,Fernanda Alves,Evanize Rodrigues ,Jamille Miller,Juliana Pontes,Luciana Costa Teófilo,Neuza Maria Machado,Vanessa Granatir,Lucimar,EdnaPinto Cardoso
ETAPA II - CADERNO IV - UNIDADE 1
A proposta da atividade é discutir a relação entre imposição e opção na linguagem e entre reprodução e mudança social
John Locke (1623-1704), um dos principais representantes do empirismo inglês, foi o primeiro pensador a explicar com clareza a estreita ligação do processo de abstração com a função simbólica da linguagem. As palavras começam então, a revelar certas marcas externas de nossas idéias internas, sendo estas idéias apreendidas das coisas particulares.
A linguagem tem um grande poder em nossas vidas. Nas últimas décadas, estudiosos de diversos campos do conhecimento – como a antropologia, a sociologia, a filosofia, a lingüística, a psicologia e a biologia – têm chegado a conclusões que apontam para a mesma direção: somos seres fundamentalmente lingüísticos,assim, a linguagem é uma dimensão extremamente importante para os seres humanos. Vivemos mergulhados na linguagem tanto quanto em nossos corpos e em nossas emoções. Por meio dela, construímos boa parte do que somos e do mundo à nossa volta, consolidamos nossas crenças, nossas ações e nossa cultura.
O ser humano criou e continua criando vários tipos de linguagem que lhe permitem se expressar e comunicar com os seus semelhantes. Temos assim, a linguagem matemática, as de computador, as línguas diversas, as linguagens artísticas e as gestuais, da moda, espaciais e outras. Os avanços tecnológicos obrigam a adaptar as linguagens já existentes e a criar outras mais adequadas as necessidades contemporâneas.
É no convívio social que agregamos novos conhecimentos, novas experiências, aprimoramos a linguagem. Cabe a escola enquanto espaço de conhecimento, oportunizar aos estudantes bem como a toda comunidade escolar o acesso às mais diversas formas de linguagem. Ao realizarmos uma pesquisa com os estudantes do ensino médio do Colégio Hiram, foi possível observar que a maioria tem como expectativa de futuro dar continuidade aos estudos, trabalhar para ajudar a família e principalmente que, apesar de viverem na área rural têm acesso à internet e utilizam as redes sociais para se comunicarem. Outro aspecto observado foi a grande participação desses estudantes nas atividades artísticas ofertadas pelo colégio como: dança, teatro, jogos intelectivos, atividades esportivas, oficinas diversas, atividades estas que contemplam as mais variadas formas de linguagem.
Importante também é considerar neste processo, a comunicação verbal (oral, escrita) e gestual que ocorre entre todos os segmentos durante o tempo de convívio na etapa escolar.
Fontes: Filosofia em sala de aula, MEC – FNBE do professor, 2013
Editora Autores Associados Ltda
RODRIGO, Lídia Maria
Fundamentos da Filosofia, 2013 - Editora Saraiva,
COTRIM, Gilberto, FERNANDES, Mirna
Filosofando – introdução à Filosofia, 2009 – Editora Moderna
ARANHA, Maria Lucia de Arruda
Martins, Maria Helena Pires