ETAPA II CADERNO IV

ETAPA II CADERNO IV

. A Área Linguagens e sua contribuição para a formação do estudante do Ensino Médio
Ação e Reflexão I

Orientadora de Estudos: Alessandra Vilarinho
Cursistas:
Brasília de Fátima Araujo Oliveira
Edson José Alves
Evelyn Nunes Santos
Leila dos Santos Hassan Nascimento
Maria Bernardete Machado
Roseli Nogueira de Lima
Simone Martins Pinto Griguç
Tirza Cunha Pires
Veridiane Grigoletti Gonçalves

 

O Enigma de Kasper Hauser

O trecho do filme em que apresenta cenas de adaptação ao comportamento social da sociedade local. Aprender a falar, a andar, escrever e se alimentar. A educação é o processo que o homem inventou para fazer com que esse ser totalmente incompetente e absolutamente dependente ao nascer se torne um ser humano adulto competente para viver. ARISTÓTELES: “aprende-se a fazer fazendo”.
O ser humano é formado por várias coisas diferentes, genética, cultural e social. Por isso que nossas informações sobre nós e sobre o mundo têm muito a ver com o local onde nascemos, vivemos e somos criados.Uma forma de demostrar que somos realmente fruto dos outros, sem o convívio com o outro não nos tornamos humano.
  O rapaz não é violento e se mostra inteligente, surgindo rumores de que ele pertença à nobreza. Durante dois anos, ele amplia seu vocabulário ensinado por uma família que o ajuda e por um padre. Ele aprende facilmente música, tricô e jardinagem, mas é um fracasso em compreender as convenções da época, principalmente às ligadas à sociedade, ciência e religião. Este processo de integração que Kaspar Hauser sofrerá em Nuremberg, e seu instrumento principal será a linguagem, pela qual a sociedade tentará fazê-lo conceber aquilo que sua natureza não concebe: a representação.
Com o tempo aprende a falar. Mas mesmo a linguagem não lhe permite capturar esse estranho mundo em que vivem as pessoas.
Conhecer o mundo pela linguagem, por signos linguísticos, parece não ser suficiente para Kaspar Hauser "talvez por que a significação do mundo deve irromper antes mesmo da codificação linguística com que o recortamos: os significados já vão sendo desenhados na própria percepção/cognição da realidade" (Blikstein, 1983, p. 17). Nesse sentido, também Vygotsky insiste que o pensamento e a linguagem se originam independentemente, fundindo-se mais tarde no tipo de linguagem interna que constitui a maior parte do pensamento maduro.
O filme nos faz refletir a própria realidade escolar, com uma educação plural e integral do indivíduo.A linguagem é fundamental para o desenvolvimento  cognitivo, psicológico e social dos sujeitos inseridos e emancipados em uma sociedade.
O homem não se resume a si mesmo, nem aos seus interesses, mas se constrói cotidianamente em interação com o outro.
A subsistência nas sociedades exige que as condições sociais de produção se mantenham, se reproduzam. Para tanto, é necessário que os seres humanos sejam produzidos de acordo com as necessidades de produção e reprodução econômica
Blikstein (1983) diz que a educação não passa de uma construção semiológica que nos dá a ilusão da realidade; ou seja, a educação vai estimulando na criança um processo de abstração. É justamente esse processo que K. Hauser não vivenciou.

Blikstein, I. (1983). KasparHauser ou a fabricação da realidade. São Paulo: Cultrix / EDUSP.        [ Links ]