ETAPA II - CADERNO II - CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO SISMÉDIO
COORDENADORA: NEIVA  MARIA FRITZEN
CURSISTAS: DANIELA JULIANI K. FOLLMANN, DOROTÉA BARBOSA KRUMMENAUER, IVANETE BARBOSA, JUDITE VERANISA SCHMITT, QUEILA FERNANDA BORGES DA SILVA, MARISTELA LUCIA DUPOND, JANETE CLECI ALBRECH DE SOUSA, VERA LÚCIA GRECO
COLÉGIO ESTADUAL ERON DOMINGUES

ETAPA II – CADERNO II – CIÊNCIAS HUMANAS

A partir das leituras realizadas entendemos que as concepções de humanidade e ciências humanas alteraram-se historicamente e epistemologicamente. No Brasil estas mudanças estão atreladas ao período histórico, político e econômico do país que ficando evidenciadas no período pós-64 que restringiu o espaço destinado às Humanidades nos currículos escolares. Com as reformas do período de redemocratização e a criação da LDB, as Humanas passam a ter nova configuração.
Na atualidade o contexto é criar práticas curriculares promo¬toras da interdisciplinaridade nas Ciências Humanas, e dessas, com outras áreas do conhecimento.
O cenário cultural atual é o que valoriza a eficiência e a destreza dos sujeitos diante de situações complexas em seus espaços de trabalho. Contudo nos deparamos com profissionais da educação que procuram atuar isoladamente, sem se envolver em projetos pedagógicos coletivos, de forma que evitem ser responsabilizados pelos possíveis problemas de execução, ou de resultados satisfatórios obtidos.
Cabe as Ciências Humanas a responsabilidade de liderar reflexões importantes no cotidiano escolar que são fundamentais para a formação de cidadãos e para a leitura de mundo dos educandos brasileiros, de forma que possam refletir e agir criticamente, questionando práticas discriminatórias e excludentes, valorizando a diversidade cultural.