LEITURA E PROBLEMATIZAÇÃO
Ensinar a ler e interpretar: deve ser um compromisso de todo professor. Cada professor deve desafiar e inspirar seus alunos com problemas contextualizados e atualizados, para os quais sintam interesse e se empenhem em encontrar soluções significativas. Ler, interpretar e resolver situações-problema são saberes necessários para a nossa compreensão da realidade e atuação nos diversos contextos sociais, pois são instrumentos que ampliam a nossa visão e o nosso entendimento sobre o mundo em que vivemos.Tais conteúdos permitem a integração entre as disciplinas no que concerne às áreas: Na matemática: interpretar dados estatísticos de casos que fazem parte dos desafios da atualidade. No português: leitura e pesquisas, produções de textos que restaurem seus pontos de vista sobre aspectos polêmicos. Em história: produzir textos sobre a sua história, sobre a sociedade e os problemas da humanidade e suas implicações. Na geografia: examinar mapas ou guia de ruas, assinalando locais por onde passa e comentando em textos experiências ali vividas. Em inglês: pesquisar e traduzir músicas que abordem temas da juventude. Na química: estudo do efeito de substâncias químicas no organismo como bebidas com álcool e outras drogas. Em biologia: realizar experiências e estudo diversos sempre concluindo estudo com a produção de relatórios sobre o entendimento. Em educação-física: estudo e pesquisas sobre os problemas da atualidade relacionadas à falta de exercício física, transformando estes estudos em gráficos e tabelas e expondo para toda escola. Em filosofia: produzir e analisar conceitos de política, ética e moralidade e estado de sociedade. Na socologia: produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.