ETAPA II CADERNO II
ETAPA II CADERNO II
CEEBJA HELENA KOLODY – FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ
Coordenadora: Luz Marina Pretz
Participantes:
Cleidi Schindler
Eloir Pichek
Gerson Luis Maciel
Hilda Soares Silva Dacorreio
Maria de Lurdes Matias dos Santos Moreira
REFLEXÃO E AÇÃO
O texto abaixo sugere que o trabalho interdisciplinar exige o “encargo da compreensão”. Leia o texto e discuta este conceito entre seus colegas. Registre em um texto as principais idéias debatidas, e em seguida, identifique um conteúdo ou tema do seu componente curricular com potencial para uma ação interdisciplinar.
“Apesar de os estudos de processos integrativos serem pequenos em número, os autores concordam em vários pontos. Tomar emprestado de outra disciplina exige assumir o que Janice Lauer chamou de ‘encargo da compreensão’. É necessária uma compreensão mínima do seu mapa cognitivo, incluindo os conceitos básicos, modos de investigação, termos, categorias de observação, técnicas de representação, padrões de prova e tipos de explicação. Aprender uma disciplina a fim de praticá-la é, porém, diferente de usá-la para propósitos interdisciplinares. O domínio da disciplina denota conhecimento completo. O trabalho interdisciplinar exige adequação. Os que tomam algo emprestado não reivindicam expertise em todas as áreas. Eles identificam informações, conceitos ou teorias, métodos ou ferramentas relevantes para a compreensão de um problema particular, processo ou fenômeno. Além disso, não há nenhum Esperanto interdisciplinar. (...) A linguagem interdisciplinar normalmente evolui por meio do desenvolvimento de uma língua de comércio que se torna um pidgin – definido em linguística como uma língua provisória – ou um crioulo – uma nova primeira língua de uma comunidade”.
Sem sombra de dúvidas que temos que ter uma compreensão mínima de outras disciplinas para fazermos esta ponte da interdisciplinaridade, para que possamos adequar aos nossos objetivos, na realidade como o próprio texto destacou estamos tomando algo emprestado não para tornar expertise em todas as áreas, mas como ferramenta relevante para a compreensão de um problema particular, processo ou fenômeno. Acredito que todos os conteúdos de meu componente curricular podem se adequar com potencial para uma ação interdisciplinar. O exemplo pode citar: a questão das drogas, sua influencia neurológica, psíquica e fisiológica.
Se levarmos em consideração que o conjunto dos componentes curriculares (ciências humanas) podem contribuir como chaves analíticas – que são informações técnicas e cientificas, que nos permite compreender melhor a clientela escolar. Outro sim, nos permite encarar os desafios de querermos alunos interessados a transformar suas opiniões.
Ainda mais, se acrescentarmos ás reflexões sociológicas e exercício de pôr em relação aquilo que conhecermos como “evidências empíricas”, ou seja, algo que se nos apresenta como existentes e a partir daí – re–construir – o mundo do aluno.
É nesse sentido que a ciência humana poderá contribuir tornando o diálogo interdisciplinar uma ferramenta no sentido de levar o sujeito a se autocompreender e compreender tudo o que está a seu redor.
Em conversa com alguns alunos obtivemos respostas acerca dos valores que eles cultivam:
“(...) hoje eu vejo que o passado foi algo que me condena, (...) É que eu não possuía futuro. Mas hoje eu quero re-conquistar o respeito, (...) a vontade de viver. “Eu não me imagina “para sempre” aqui nesse lugar.
“Eu tenho pessoas La fora que estão me esperando e acreditam em mim”. “Eu ‘puxei’ algum tempo, mas ao sair trouxe a profissão de costureiro... Quando perguntei ao meu filho o que ele queria ser quando crescer. Ele respondeu: costureiro. (...)”.Eu sou um espelho para meu filho! (...) imaginei se eu ainda estivesse no mundo do crime!?? (...) meu filho iria se espelhar em mim!!!..
Segundo Paulo Freire a educação é um “processo contínuo”, e como tal os conteúdos a serem ministrados ou que compõem a grade curricular deverão favorecer a compreensão das várias dimensões nas quais nosso aluno esta inserido. Nossa tarefa é levar o aluno a dar um salto qualitativo indo do “popular” ao “cientifico”. Um exemplo de ação curricular a ser trabalhado: O filme “Vida de Inseto”.
Esse filme é muito interessante, pois mostra onde pode chegar uma formiga, que é algo tão pequeno, quando acredita em seu objetivo, em sua missão. Flik era uma formiga improvável de resolver o problema do formigueiro, pelo contrário, todos a viam como o motivo de mais problemas. Ao longo da história, percebemos que por mais que as idéias de Flik fossem boas, ele não as teriam realizado se não fosse a ajuda de seus amigos e o envolvimento de todas as formigas. Isso mostra que a união realmente faz a força e a diferença em nossa sociedade.
Nosso ambiente de trabalho requer estratégias, formas de trabalho e metodologias que resgatem valores ‘perdidos’ e esquecidos. Por isso o filme poderá nos ajudar a trabalhar as disciplinas: (física, matemática), bem como as ciências humanas (historia, filosofia e sociologia), ao trabalharmos os valores que o filme nos sugere.
PROPOSTA DE AÇÃO CURRICULAR NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS baseada na formulação de um problema a ser investigado.
Tema: ALIMENTAÇÃO (os estudantes podem, a partir de uma questão inicial apresentada pelos professores, construir uma hipótese, envolvendo diversos procedimentos: pesquisa bibliográfica, realização de entrevistas, observação de hábitos alimentares das pessoas...)
A partir dos resultados alcançados, os professores podem apresentar questionamentos e análises complementares, como por exemplo: a qualidade dos alimentos consumidos, suas influências nas condições de vida e de saúde, o impacto dos hábitos alimentares no meio ambiente, as relações entre alimentação e cultura, a diversidade dos hábitos alimentares entre grupos e sociedade ao longo da história, o problema da fome, as relações entre interesses econômicos, produção e comércio de alimentos, entre outros.
Após isso, registre os procedimentos e resultados por escrito, destacando a produção dos estudantes, bem como as formas de socialização dos resultados.
A proposta será desenvolvida durante o ano letivo com os nossos alunos. Serão envolvidos na proposta interdisciplinar os professores de Português, Biologia, Matemática, Química, Geografia, Educação Física e História.
OBJETIVO
Proporcionar aos alunos atividades interdisciplinares envolvendo conteúdos relacionados à química dos alimentos, na perspectiva de diferentes áreas do conhecimento e de vivências cotidianas.
Detalhamento das atividades
As práticas pedagógicas que serão desenvolvidas pelos professores das sete disciplinas envolvidas no trabalho e estão relatadas a seguir.
Aulas expositivas – Cada professora fará uma apresentação oral utilizando os recursos didáticos disponíveis. Essas aulas terão a participação ativa dos alunos.
Leitura de artigos científicos – nas aulas de Biologia, Química e Português será feita leitura de artigos científicos com os alunos.
Debates – após a leitura dos artigos sobre química dos alimentos, o professor de Português fará um debate sobre o assunto “alimentação saudável x atividades físicas” com os alunos.
Soluções de problemas – Nas aulas de matemática será feita a discussão sobre preço dos alimentos que compõem a cesta básica fundamentada nos artigos que serão trabalhados em aula. Será levantada com os alunos uma problematização: “se os alimentos que vêm na cesta básica são saudáveis?”.
Trabalhos em grupos – A turma será divida em três grupos para desenvolver a pesquisa teórica e posteriormente elaborar a apresentação do trabalho. Este procedimento possibilitará a troca de experiências entre os alunos.
Os conteúdos apresentados a seguir serão aqueles trabalhados por cada disciplina durante o ano letivo, sempre partindo do tema central: alimentos.
Química: será feita a relação entre a química orgânica e os alimentos;
Biologia: as professoras de biologia e química elaborarão a pirâmide alimentar, fazendo a ligação com as doenças que podem ser desenvolvidas com uma alimentação inadequada.
Matemática: os alunos construirão gráficos com os dados coletados a partir da cesta básica;
Português: com os artigos de revistas o professor analisará gêneros textuais, intertextualidade, elementos intra e extra textual, função persuasiva;
Educação física: o professor fará aulas de atividades mais intensivas e outras com menos.
CEEBJA HELENA KOLODY – FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ
Coordenadora: Luz Marina Pretz
Participantes:
Cleidi Schindler
Eloir Pichek
Gerson Luis Maciel
Hilda Soares Silva Dacorreio
Maria de Lurdes Matias dos Santos Moreira
REFLEXÃO E AÇÃO
O texto abaixo sugere que o trabalho interdisciplinar exige o “encargo da compreensão”. Leia o texto e discuta este conceito entre seus colegas. Registre em um texto as principais idéias debatidas, e em seguida, identifique um conteúdo ou tema do seu componente curricular com potencial para uma ação interdisciplinar.
“Apesar de os estudos de processos integrativos serem pequenos em número, os autores concordam em vários pontos. Tomar emprestado de outra disciplina exige assumir o que Janice Lauer chamou de ‘encargo da compreensão’. É necessária uma compreensão mínima do seu mapa cognitivo, incluindo os conceitos básicos, modos de investigação, termos, categorias de observação, técnicas de representação, padrões de prova e tipos de explicação. Aprender uma disciplina a fim de praticá-la é, porém, diferente de usá-la para propósitos interdisciplinares. O domínio da disciplina denota conhecimento completo. O trabalho interdisciplinar exige adequação. Os que tomam algo emprestado não reivindicam expertise em todas as áreas. Eles identificam informações, conceitos ou teorias, métodos ou ferramentas relevantes para a compreensão de um problema particular, processo ou fenômeno. Além disso, não há nenhum Esperanto interdisciplinar. (...) A linguagem interdisciplinar normalmente evolui por meio do desenvolvimento de uma língua de comércio que se torna um pidgin – definido em linguística como uma língua provisória – ou um crioulo – uma nova primeira língua de uma comunidade”.
Sem sombra de dúvidas que temos que ter uma compreensão mínima de outras disciplinas para fazermos esta ponte da interdisciplinaridade, para que possamos adequar aos nossos objetivos, na realidade como o próprio texto destacou estamos tomando algo emprestado não para tornar expertise em todas as áreas, mas como ferramenta relevante para a compreensão de um problema particular, processo ou fenômeno. Acredito que todos os conteúdos de meu componente curricular podem se adequar com potencial para uma ação interdisciplinar. O exemplo pode citar: a questão das drogas, sua influencia neurológica, psíquica e fisiológica.
Se levarmos em consideração que o conjunto dos componentes curriculares (ciências humanas) podem contribuir como chaves analíticas – que são informações técnicas e cientificas, que nos permite compreender melhor a clientela escolar. Outro sim, nos permite encarar os desafios de querermos alunos interessados a transformar suas opiniões.
Ainda mais, se acrescentarmos ás reflexões sociológicas e exercício de pôr em relação aquilo que conhecermos como “evidências empíricas”, ou seja, algo que se nos apresenta como existentes e a partir daí – re–construir – o mundo do aluno.
É nesse sentido que a ciência humana poderá contribuir tornando o diálogo interdisciplinar uma ferramenta no sentido de levar o sujeito a se autocompreender e compreender tudo o que está a seu redor.
Em conversa com alguns alunos obtivemos respostas acerca dos valores que eles cultivam:
“(...) hoje eu vejo que o passado foi algo que me condena, (...) É que eu não possuía futuro. Mas hoje eu quero re-conquistar o respeito, (...) a vontade de viver. “Eu não me imagina “para sempre” aqui nesse lugar.
“Eu tenho pessoas La fora que estão me esperando e acreditam em mim”. “Eu ‘puxei’ algum tempo, mas ao sair trouxe a profissão de costureiro... Quando perguntei ao meu filho o que ele queria ser quando crescer. Ele respondeu: costureiro. (...)”.Eu sou um espelho para meu filho! (...) imaginei se eu ainda estivesse no mundo do crime!?? (...) meu filho iria se espelhar em mim!!!..
Segundo Paulo Freire a educação é um “processo contínuo”, e como tal os conteúdos a serem ministrados ou que compõem a grade curricular deverão favorecer a compreensão das várias dimensões nas quais nosso aluno esta inserido. Nossa tarefa é levar o aluno a dar um salto qualitativo indo do “popular” ao “cientifico”. Um exemplo de ação curricular a ser trabalhado: O filme “Vida de Inseto”.
Esse filme é muito interessante, pois mostra onde pode chegar uma formiga, que é algo tão pequeno, quando acredita em seu objetivo, em sua missão. Flik era uma formiga improvável de resolver o problema do formigueiro, pelo contrário, todos a viam como o motivo de mais problemas. Ao longo da história, percebemos que por mais que as idéias de Flik fossem boas, ele não as teriam realizado se não fosse a ajuda de seus amigos e o envolvimento de todas as formigas. Isso mostra que a união realmente faz a força e a diferença em nossa sociedade.
Nosso ambiente de trabalho requer estratégias, formas de trabalho e metodologias que resgatem valores ‘perdidos’ e esquecidos. Por isso o filme poderá nos ajudar a trabalhar as disciplinas: (física, matemática), bem como as ciências humanas (historia, filosofia e sociologia), ao trabalharmos os valores que o filme nos sugere.
PROPOSTA DE AÇÃO CURRICULAR NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS baseada na formulação de um problema a ser investigado.
Tema: ALIMENTAÇÃO (os estudantes podem, a partir de uma questão inicial apresentada pelos professores, construir uma hipótese, envolvendo diversos procedimentos: pesquisa bibliográfica, realização de entrevistas, observação de hábitos alimentares das pessoas...)
A partir dos resultados alcançados, os professores podem apresentar questionamentos e análises complementares, como por exemplo: a qualidade dos alimentos consumidos, suas influências nas condições de vida e de saúde, o impacto dos hábitos alimentares no meio ambiente, as relações entre alimentação e cultura, a diversidade dos hábitos alimentares entre grupos e sociedade ao longo da história, o problema da fome, as relações entre interesses econômicos, produção e comércio de alimentos, entre outros.
Após isso, registre os procedimentos e resultados por escrito, destacando a produção dos estudantes, bem como as formas de socialização dos resultados.
A proposta será desenvolvida durante o ano letivo com os nossos alunos. Serão envolvidos na proposta interdisciplinar os professores de Português, Biologia, Matemática, Química, Geografia, Educação Física e História.
OBJETIVO
Proporcionar aos alunos atividades interdisciplinares envolvendo conteúdos relacionados à química dos alimentos, na perspectiva de diferentes áreas do conhecimento e de vivências cotidianas.
Detalhamento das atividades
As práticas pedagógicas que serão desenvolvidas pelos professores das sete disciplinas envolvidas no trabalho e estão relatadas a seguir.
Aulas expositivas – Cada professora fará uma apresentação oral utilizando os recursos didáticos disponíveis. Essas aulas terão a participação ativa dos alunos.
Leitura de artigos científicos – nas aulas de Biologia, Química e Português será feita leitura de artigos científicos com os alunos.
Debates – após a leitura dos artigos sobre química dos alimentos, o professor de Português fará um debate sobre o assunto “alimentação saudável x atividades físicas” com os alunos.
Soluções de problemas – Nas aulas de matemática será feita a discussão sobre preço dos alimentos que compõem a cesta básica fundamentada nos artigos que serão trabalhados em aula. Será levantada com os alunos uma problematização: “se os alimentos que vêm na cesta básica são saudáveis?”.
Trabalhos em grupos – A turma será divida em três grupos para desenvolver a pesquisa teórica e posteriormente elaborar a apresentação do trabalho. Este procedimento possibilitará a troca de experiências entre os alunos.
Os conteúdos apresentados a seguir serão aqueles trabalhados por cada disciplina durante o ano letivo, sempre partindo do tema central: alimentos.
Química: será feita a relação entre a química orgânica e os alimentos;
Biologia: as professoras de biologia e química elaborarão a pirâmide alimentar, fazendo a ligação com as doenças que podem ser desenvolvidas com uma alimentação inadequada.
Matemática: os alunos construirão gráficos com os dados coletados a partir da cesta básica;
Português: com os artigos de revistas o professor analisará gêneros textuais, intertextualidade, elementos intra e extra textual, função persuasiva;
Educação física: o professor fará aulas de atividades mais intensivas e outras com menos.
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