ETAPA II - CADERNO I - REFLEXÃO EM AÇÃO - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO

Cursistas: Darlan Chiamulera, Dileusa Camargo, Francielli Viecelli Della Betta, Diego Rossi, Emerson Carneiro Marques, Angela Maria Slongo, Ema Luiza Piasson, Flaviano Oparacz

REFLEXÃO E AÇÃO
1)  O professor Miguel Arroyo realiza uma discussão acerca da diversidade na sociedade e na escola. Vamos assistir ao vídeo?
Faça uma reflexão com seus colegas, com base nas questões: 1- A diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho pedagógico escolar? Quais? 2- A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico? Como? Por que? Essa reflexão possibilitou um novo olhar sobre a diversidade da sua escola? Registre as conclusões dessa reflexão, destacando os aspectos que a comunidade escolar precisa considerar na reescrita do PPP e na elaboração do Plano de Trabalho Docente. Apresente os registros dessa reflexão ao Conselho Escolar para análise, apreciação e deliberação quanto a mudanças necessárias das práticas pedagógicas e de gestão da escola.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&i¬d=...

R:  O vídeo relata que num primeiro momento as praticas pedagógicas concentravam-se no conceito do abstrato e hoje a ênfase deveria ser dado ao sujeito, isso se deve ao fato de que os grandes momentos históricos ( revolução francesa, revolução americana etc.) de conquistas sociais não chegaram como ensinamento e aprendizagem da sociedade e que  hoje o que a ação educadora mais efetiva  são os movimentos sociais. O vídeo cita ainda a importância da diversidade, especialmente no ambiente escolar onde não se deve distinguir as pessoas pela raça, classe social ou etnia como critério para classificar as pessoas na sociedade .
1-A diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho pedagógico escolar ? sim, por ter um publico muito diverso no  mesmo tempo e no mesmo espaço.
2-A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico? Sim, Como? em um primeiro momento somente com conhecimento as pessoas podem transformar um ambiente, especialmente no cotidiano escolar, possibilitando que as pessoas possam agir de forma adequada ( preparando aulas voltadas para diversidade respeitando os sujeitos em sua singularidade ), nas diversas situações que envolvam a diversidade dos alunos, bem como, que as pessoas tenham condições de dar visibilidade igual a todos os membros no ambiente escolar. Porque ? com essa condição, os envolvidas no cotidiano da escola podem ter uma visão mais concreta a respeito do que se percebe dentro da escola uma situação de injustiças sociais.  
Sugestão ao conselho Escolar : sistematizar os dados disponíveis no sistema da escola para que estejam disponíveis, e que o SERE possibilite a emissão de relatórios diversos para que se possam fazer as mudanças necessárias da práticas pedagógica e da gestão da escola.
  
2) Professora e professor, propomos nesta lógica de organização do trabalho pedagógico escolar, uma reflexão acerca dos espaços de participação ampliada de estudantes, professores, funcionários e familiares nos processos de gestão democrática da escola, com vistas à socialização do conhecimento e democratização das relações internas na escola. Realize uma discussão com os estudantes em pelo menos uma de suas turmas para debater as formas de participação no Conselho Escolar, no Grêmio Estudantil e no Conselho de Classe Participativo, como locus do exercício do diálogo enquanto ferramenta de construção da autonomia dos atores da escola, como por exemplo, a reescrita do PPP. Nesta atividade formativa de reescrita do PPP, todos os sujeitos do processo educativo assumem o seu papel social de ator e de autor do projeto da escola em condições de igualdade, superando os limites da democracia representativa que circunscreve o exercício de voz e voto apenas àqueles representantes eleitos. Nesta reflexão, realize as seguintes atividades: 1) Explicite as principais características da pluralidade e diversidade dos sujeitos (professores e estudantes) como fundamentos a serem considerados no PPP. 2) Faça uma discussão com os estudantes de uma de suas turmas acerca do empoderamento e dos desafios decorrentes dessa relação democrática.3)Realize uma reflexão sobre a dualidade estrutural do Ensino Médio, identificando as manifestações nos estudantes e professores.4) Faça uma discussão sobre a formação continuada como espaço de debate e de aproveitamento das experiências docentes.A partir dessas reflexões e dos registros decorrentes dessas atividades, faça uma análise com os professores cursistas de sua turma, considerando as seguintes questões:
a) Quais são os problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola?
b) O que já foi feito para resolvê-los?
c) Como cada segmento pode contribuir para mudar essa situação? Destaque as contribuições
dos estudantes. Agora, encaminhe os registros desta atividade ao gestor e ao Conselho Escolar como contribuição para a reescrita do Projeto Político-Pedagógico. 

R:  De acordo com as ações sugeridas na atividade 2 do caderno, foi realizada uma análise a respeito da gestão democrática da escola ( tendo como referencia a democratização das relações internas no ambiente escolar ) bem como, a participação dos alunos nas diversas instancias colegiadas da escola, com objetivo de melhorar as práticas atuais de participação de todos os agentes nos processos de ensino-aprendizagem no ambiente escolar.
     Nesta análise foi possível identificar a vontade dos alunos em participar das decisões que são tomadas na escola, seja por meio do grêmio estudantil, do conselho escolar entre outros, porém os mesmos, em um primeiro momento, não sabem os procedimentos de como participar, e, num segundo momento sentem falta de membros ( entre os seus pares ) com capacidade de representá-los de forma madura e responsável nas instancias e colegiados da escola. Outro aspecto relevante, nesse contexto de participação coletiva, nos processo de tomada de decisões na escola, refere-se especificamente ao grêmio estudantil, cujo qual, segundo eles, não tem um papel mais relevante, e limita-se normalmente a realizar atividades  e ou eventos comemorativos e não ao que deveria participar efetivamente,  que são os processos de tomada de decisões.     
 
    È notório e sabido que todas as ações realizadas na escola, que possam proporcionar uma maior autonomia e amadurecimento dos alunos, devem ser incentivadas e pela gestão da escola, em um ambiente democrático para que os mesmos possam efetivamente participar não somente das ações, mas também e principalmente, na medida do possível, das decisões. Há nesse sentido, a necessidade de se trabalhar e promover formas de integrar o corpo estudantil nos processos decisórios da escola, incentivando entre outros, sua participação no conselho escolar e maior autonomia com responsabilidade para o grêmio estudantil. “Construir”  uma escola adequada para os interesses do aluno do ensino médio pressupõe acima de tudo que esse aluno seja ouvido e respeitado, especialmente nos seus  aspectos cognitivos, afetivos e sociais.

3) Faça uma reflexão acerca do esquema apresentado como síntese desta unidade do Caderno. A se-guir, em pequenos grupos, discuta com seus colegas e escreva os principais problemas da escola (Ensino Médio) na coluna da tabela. Analise os impactos desses problemas na escola. Agora, proponha ações para mudar essa realidade. Socialize os resultados desta atividade como contribuição para a reescrita do PPP.

PROBLEMA
( O que precisa ser mudado)
1.  Evasão e Permanência na escola
2.  Drogas
3.  Indisciplina
4.  Compromisso do profº. Ações pedagógicas

IMPACTOS NEGATIVOS
( do problema)
- Indices  avaliativos
- Aliciamento de alunos
- Atrapalha as aulas

- Falta de Comprometimento

AÇÕES
(para resolver o problema)
- Palestras relativas a valorização da educação, Contato com as famílias, projetos na escola para estimular a permanência do mesmo, parceria com conselho tutelar.
- Palestras ( psicólogos, assistentes sociais, Policia Militar ...), acompanhamento das situações cotidianas do dia a dia escolar, promover  reuniões e encontros com os professores para discussão  e tomadas de decisões necessárias para amenizar ou  resolver os problemas.
- Conhecer o aluno( e buscar subsídios para suas dificuldades),  identificar as causas e elaborar  planos de ação para minimizar e ou eliminar este aspecto do cotidiano escolar .
Dedicação exclusiva ( para escola ).

 

4) Prezado Professor, prezada Professora, individualmente leia as duas atividades propostas e es¬colha uma para realizar. Faça os registros da atividade selecionada e socialize as suas conclusões com seus colegas.
I - Mediante sua participação no Conselho de Classe, faça um relatório claro e objetivo com base nas seguintes questões: Anote todos os diálogos e impressões que você puder observar nesta tarefa. Agora responda:
1-Quais foram os problemas levantados?
2-Quais os encaminhamentos propostos?
3-Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
5-Quais foram as sugestões propostas?
6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?

II - Realize a leitura e análise de uma ata de Conselho de Classe com base nas questões apresentadas na atividade I.

R: Analise das atas dos Conselho de Classe de 2014 das turmas do período da manhã.

Quais foram os problemas levantados?
           São dispersos, não atendem as solicitações dos professores, conversas paralelas, uso frequente do celular em sala, alunos que não respeitam, não trazem livro, não usam uniforme. Turma grande, com problemas de aprendizagem, ritmo diferente. Turma que gosta de dar ordem aos professores. Turma apática. Alunos que não fazem as atividades, dão muita risada e distraídos. Turma no geral conversadores. Há ainda os alunos “ sem problema” o que subjetivamente pode significar que  o caminho de construção do conhecimento que este/a aluno/a seguiu ao longo do trimestre foi desconsiderado. Tal ausência de classificação limita a possibilidade de reconhecimento dos esforços desses alunos em corresponder as atividades propostas.

Quais os encaminhamentos propostos?
        Em três turmas o encaminhamento registrado em ata foi chamar os pais;
Em duas turmas os encaminhamentos registrados na ata sugeriam conversar com a turma sobre disciplina e rendimento.
         Outros encaminhamentos:Chamar individualmente para conversar com o coordenadores aqueles que apresentam notas baixas; Direção conversar sobre excesso de faltas, conduta, respeito mútuo, tarefas, estudo em casa e respeito para com os professores.
Encontramos muitas atas em que os problemas de notas baixas e de indisciplina eram maiores , porém não foi registrado nenhum encaminhamento.

Estabeleça entre diferenças entre queixa e problema.
          Exemplo de queixas – distraído, deixa tudo para última hora, cola tudo nas provas, ele sempre foi fraco com dificuldades cognitivas.

Exemplo de problemas: Não apresenta requisitos básicos, problemas de escrita e de interpretação...

Quais questões de ensino aprendizagem foram tratadas no Conselho.
           Poucos professores comentam e raras vezes foi registrada nas atas dos conselhos que consultamos uma verdadeira avaliação do processo de aprendizagem do(a) aluno(a), por meio do seu desempenho na realização de tarefas, nos testes de conteúdo e em seu crescimento intelectual em relação à turma. O bom rendimento obtido por alguns alunos e alunas nos concurso de redação ou nas olimpíada de matemática, sua desempenho numa apresentação artística, na fanfarra no teatro ou na música, não são comentados nos Conselhos de classe.

Quais foram as sugestões propostas?
            O ideal seria que as sugestões propostas indicassem uma atitude reflexiva de cada profissional da escola frente à possibilidade de alterar as estratégias de ensino-aprendizagem propostas pelo projeto pedagógico da escola. Mas as sugestões propostas citadas na questão dois, dizem respeito a indisciplina e não  ao fato de que a maneira de ensinar de alguns professores pode não despertar o interesse dos alunos e que estes podem,  comportar-se  reagindo com visão crítica diante dos métodos empregados.

Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
           Nas atas não foi possível identificar registros de práticas de gestão democrática, mas é possível identificar quando o profissional, que  dirige o Conselho de Classe, acelera as discussões ou quando freqüentemente as professoras interrompem  umas as outras desejosas, de emitir seus julgamentos e opiniões sobre aqueles alunos/ que apresentam comportamentos não aceitáveis, segundo os critérios professorais, dentro da sala de aula.

Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe.
            Que o coletivo que compõe o conselho de classe passe a considerar as vivências que constituem os alunos como sujeitos e passe a se interessar  e se preocupar em investigar os resultados, o motivos de um aluno tira notas baixas, porque é tão agitado, porque é tão agressivo, porque é apático, porque não participa as quais certamente serviriam como pistas para melhor compreendê-los e  a partir das pistas criar alternativas de progresso.
Aos professores sugere-se não negligenciar os aspectos emocionais envolvidos no processo de aprendizagem principalmente quando o aluno apresenta sinais de motivação.