1)Mediante sua participação no Conselho de Classe, faça um relatório claro e objetivo com base nas seguintes questões:
ATA REUNIÃO CONSELHO DE CLASSE 2º TRI. 2º ANO-ENSINO MÉDIO
a) Quais foram os problemas levantados.
• Professores representantes fizeram um relato do perfil das turmas que envolveram problemas como: agitação, alunos falantes e imaturos, apáticos, formação de grupos na sala os quais geram desestrutura nas aulas; queda no aproveitamento,
• Individualmente os professores apontaram como problemas:
- excesso de faltas,
- dificuldade de aprendizagem,
- não realiza atividades em sala,
- desinteresse,
- não participação nas aulas,
- conversa,
- uso de celular,
- saídas de sala ,
- falta de concentração,
- apesar de ter dificuldade de aprendizagem é esforçado e educado; agressividade,
- atraso na primeira aula;
- problemas de saúde o que gera grande numero de faltas,
- baixo rendimento;
- não entrega trabalhos na data;
b) Quais os encaminhamentos propostos
• Troca de representantes de turma;
• Convocação dos responsáveis;
• Reescrita das avaliações – como forma de rever conteúdos;
• Professor que optar pela reescrita que a mesma seja como forma de avaliação com valor Maximo seja de 1,0 (um) ponto no item atividades diversificadas;
• Conversas:individualmente com o aluno; com a turma: com os pais na entrega de boletins.
• Avaliações diferenciadas para alunos com laudos;
c) Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
A queixa na grande maioria das vezes envolve a dificuldade de aprendizagem, não realização de atividades, agitação, falta de atenção, concentração, indisciplina, envolvimento em brigas com colegas
O problema esta diretamente ligado a aprendizagem os quais se manifestam através de disfunções apresentadas pelo aluno tais como: Hiperatividade, déficit de aprendizagem, síndromes, as questões familiares (sociais) , motivos que tentam explicar e justificar a situação do aluno no contexto escolar e a sua não aprendizagem.
d)Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
• Avanços obtidos na aprendizagem;
• Trabalho realizado pelo professor para que o aluno melhore a aprendizagem;
• As situações de inclusão
• Currículos adaptados
• Não utilização de ambientes de aprendizagem;
• Ausência de aula prática
e)Quais as sugestões propostas?
• Avaliação e solução conjunta dos problemas levantados
• Clareza sobre os objetivos do conteúdo abordado e as atividades propostas;
• Realização de trabalho contextualizado
• Direcionamento do trabalho pedagógico – o professor precisa ter claro os objetivos abordados, as atividades propostas os quais deverão desenvolver as habilidades intelectuais descritas no Plano de Trabalho Docente.
• Importância da autoridade do professor em sala de aula
• Questões relativas ao relacionamento interpessoal que envolve respeito mútuo;
•
f))Quais as praticas da gestão democrática você identificou?
• Preocupação e garantia do desenvolvimento do ensino-aprendizagem
• Organização do trabalho pedagógico escolar
• Autonomia do trabalho pedagógico
• Busca pelo desenvolvimento e apropriação do conhecimento, das habilidades , das atitudes e valores
• Melhor compreensão da realidade de cada educando
• Planejamento e execução de ações didático-pedagógicas
• Participação no Conselho escolar de vários segmentos da cominudade: professores, equipe pedagógica, agente administrativo,direção e vice direção,
• A democratização da melhoria na qualidade pedagógica
• Construção de um currículo pautado na realidade dos alunos
• Integração da comunidade para o desenvolvimento do trabalho escolar;
g)Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe
A realização de um pré-Conselho com a finalidade de levantar os problemas e sugerir soluções, para que a pauta do Conselho seja elaborada de maneira clara, e produtiva na proposta de ações;
A realização do pós-Conselho antes da metade do trimestre seguinte para que se tenha uma visão e uma devolutiva sobre as ações propostas no Conselho de Classe.
ESCOLA: Colégio Estadual São Paulo Apóstolo
ORIENTADOR DE ESTUDO: Katyuscia Cochek Cotta
NRE: Curitiba
PARTICIPANTES:
Alexsandra de Amorim
Anderson Marcelo da Silva
Andrea Lenise Fontana
Andréa Maria Pimpão Assis
Andréia Albanski Takashima
Andréia Ducci Toninelo Zanetti
Angela Maria Crupzacki
Cleidimara Pereira dos Santos
Cleiton Rosa
Daniela Marques Scarpita
Denise Maria Menon Garcia
Jucimara Bednarz Biehl
Laiane Ady Westphalen
Leonardo Costa de Borba
Leonisia Isaura Brandalize Piazzetta
Luiz Carlos Pupia Filho
Luzia de Matos
Maria Regina Pereira Gandin
Rosely Mehl Amâncio Garbuio
Simone Herrera Natal
Sirlei de Fatima Nass
Solange Silva do Amaral