Etapa II – Caderno I: Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio

Etapa II – Caderno I: Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio

BREVE REFLEXÃO EM FORMA DE TEXTO SOBRE O CADERNO COM PROFESSORAS CURSISTAS

Colégio Estadual do Campo Paulo Freire (Francisco Beltrão – PR)

Gestão democrática da escola compreende a participação de todos os sujeitos envolvidos no processo educacional objetivando a formação humana integral. Para isso, é preciso compreender qual a função social da escola. É preciso refletir em que sentido a escola pode possibilitar a compreensão do mundo real. A organização do trabalho pedagógico é uma estratégia que possibilita a realização desse objetivo.
Nesse sentido, fizemos uma breve reflexão sobre a compreensão da realidade a partir de um currículo multicultural em contraponto com as discussões de um currículo que busque conhecimentos universais, conhecimentos científicos e historicamente acumulados.
Também analisamos que o estudo da realidade escolar é importante e necessário para construir um diagnóstico, e a partir dele, elaborar um planejamento que compreenda o real.
Entendemos que o espaço escolar precisa se organizado. Então, A organização do trabalho pedagógico, aqui constituída pelo Conselho Escolar, direção, órgãos colegiados de representação da comunidade escolar, Conselho de Classe, equipe pedagógica, equipe docente, equipe técnico-administrativa e assistente de execução e equipe auxiliar operacional, se faz necessária como uma estratégia para a efetivação da hora-atividade, como espaço de elaboração, interpretação e avaliação coletiva do Plano de Trabalho Docente. Além de um momento de formação continuada do educador.
Pensando em encaminhamentos para a reflexão sobre a participação da comunidade escolar no estabelecimento de objetivos para o processo educativo e, com isso, buscar a organização do trabalho pedagógico, foram elaboradas algumas questões para um debate com os alunos do ensino médio, levando em consideração a sua realidade e as suas expectativas com relação ao ensino médio.
Devido a greve dos professores(as) estaduais e das universidades no Estado do Paraná, não foi possível a conclusão das reflexões aqui elaboradas.

Queremos também, deixar registrado nosso repúdio ao Governador do Paraná Beto Richa (PSDB), que promoveu no dia 29 de Abril de 2015, um massacre a democracia. Neste dia que entra para a história, o Senhor Governador impediu servidores públicos de se manifestarem em praça pública, utilizando de todo o aparato policial, com bombas de efeito moral, spray de pimenta, balas de borracha em direção à uma multidão que protestava pacificamente. 

______________________________

Cursistas: Claudiney de Oliveira, Ieda Ines Reinehr, Mari Ane Trentin de Carli, Raquel Lazarotto, Tais Naiana Reolon, Patrícia Blange, Maria de Lourdes Fernandes.