ETAPA II - CADERNO I: CONSELHO DE CLASSE

Conselho de Classe

É possível perceber que o conselho de classe é tratado como “o momento do desabafo”, onde os professores se utilizam muito mais para narrar e lamentar  fatos ocorridos em sala de aula do que buscar juntamente com os demais colegas soluções para que haja a tão esperada mudança. Mas não raras as vezes tais atitudes de mudanças devem partir de nós professores, pois as nossas condutas acabam refletindo de forma diversa daquela que esperamos. Ou seja, além de um momento de se falar do rendimento do aluno/turma, também é imprescindível que o utilizemos para lembrar de ações positivas que tiveram êxito em turmas consideradas difíceis. Como solução para isto é mister que se utilize dos pré-conselhos para constatar verdadeiros problemas, e não para verificar “picuinhas” entre professor e aluno, ou seja, o pré-conselho deve ser a base, trazendo elementos relevantes para o conselho de classe. Enfim, o conselho de classe, aos meus olhos, deve trazer metas possíveis de serem realizadas e tragam resultados para o aluno em sua individualidade e para a classe de modo geral.