Etapa II, Caderno I

CADERNO I - ETAPAII

Os professores do CEEBJA – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Palotina – Pr, núcleo de Toledo, após a discussão e análise das questões apresentadas no Caderno I da II Etapa, concluíram que , a diversidade e a pluralidade cultural são temas reconhecidos e inclusos na maioria das disciplinas da nossa escola. É sempre um desafio organizar o trabalho pedagógico escolar tanto o PPP, o PPC, PTD e no Plano de ação, mas procuramos respeitar e valorizar as características individuais, étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais e as desigualdades socioeconômicas sem discriminar ou excluir e sem esquecer as especificidades de gêneros, raça/etnia, religião, valores e outros. Como afirma o professor Miguel Arroyo, hoje os movimentos sociais são os grandes educadores, fazendo valer o princípio de que a justiça coletiva é direito de todos. Também foram levantados os principais problemas presentes no cotidiano da escola como a migração dos alunos pela faixa etária e problemas de ordem pessoal. Foram levantados os motivos e as possíveis soluções como entrar em contato com esse aluno e oferecer possibilidades de término do estudo, e como impacto negativo é a não continuidade desse aluno evadido é o reflexo na sociedade de mais jovens e adultos não escolarizados. Outro ponto discutido foi que nossa escola uma escola que tem um sistema de ensino diferente das demais, portanto não é realizado conselhos de classe, temos o Sistema de Avaliação, em que estamos sempre em diálogo com a equipe pedagógica, discutindo a situação de cada aluno, do seu desenvolvimento e aproveitamento tanto os da modalidade coletiva, como os da modalidade individual. Elas nos orientam e quando o aluno é menor os pais são convidados a participar da vida escolar do seu filho. Juntos procuramos soluções para que o aluno tenha melhor aproveitamento, rendimento, sucesso e permanência na escola