ETAPA II CADERNO I

ETAPA II CADERNO I
CEEBJA HELENA KOLODY – FOZ DO IGUAÇU -  PARANÁ
Coordenadora: Luz Marina Pretz
Participantes:
Cleidi Schindler
Eloir  Pichek
Gerson Luis Maciel
Hilda Soares Silva Dacorreio
Maria de Lurdes Matias dos Santos Moreira

QUESTÃO 01
Levando em consideração as diversidades existentes nas famílias e nas relações umas com as outras, “encontramos indivíduos que não são iguais, mas que têm especificidades de gênero raça/ etnia, religião, orientação sexual; valores e outras diferenças (...)”. P11 caderno 1.
Sendo assim, aqui reside o grande desafio, o de organizar um currículo tendo em vista a formação humana integral do aluno em consonância com as Diretrizes da Educação.
A desigualdade econômica e social são fatores da realidade em que os nossos alunos estão inseridos. A desestruturação familiar também contribui para que os nossos alunos se enquadrem num perfil conforme Arroyo cita: envolver a comunidade escolar e os que atuam diretamente na educação.

QUESTÃO 02
A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico? Como? Por quê? Essa reflexão possibilitou um novo olhar sobre a diversidade da sua escola? Registre as conclusões dessa reflexão, destacando os aspectos que a comunidade escolar precisa considerar na reescrita do PPP e na elaboração do PDT.
Segundo Arroyo para que haja um pleno desenvolvimento da formação humana (os sujeitos de direito e os envolvidos no processo de educação - a questão legal), deve-se necessariamente partir da realidade em que o aluno esta inserido, para partir dai compor um currículo que alcance o objetivo pretendido. Ou seja, levar em consideração a pluralidade e a diversidade pode ser pontos de partida para novas ações pedagógicas.
Os aspectos que devemos considerar no PPP e no PTD são teóricos e práticos, ou seja, a prática do professor deve amparada por uma leitura teórica e uma mudança de planejamento, sempre que necessário, que possam atender as necessidades dos alunos.
Levando em consideração que nossa unidade escolar está inserida dentro de uma unidade prisional, isso nos leva a possuirmos uma característica sui generis.
A diversidade e a pluralidade se apresentam no nosso ambiente escolar de um modo constante, sendo assim, é necessário fortalecer as relações sociais por meio do dialogo coletivo entre os sujeitos do processo educativo.
Sendo assim foram desenvolvidas ações em conjunto, discussões, possibilidades de desenvolvimento de projetos em cada unidade prisional, envolvendo a comunidade escolar e todos que estão inseridos no processo educativo.
Cada segmento existente na nossa unidade escolar procura realizar seu papel dentro do processo educativo e assim coletivamente abrangendo todos os aspectos que envolvem a educação.

QUESTÃO 03
PROBLEMAS IMPACTOS NEGATIVOS AÇÕES
1. Acentuado desnível cultural A marginalização da maioria dos alunos Ação pedagógica e educativa, no sentido de evitar o preconceito devido a esse problema.
2.Questão econômica O aluno espera um assistencialismo por parte das autoridades Quebrar a ideia que o professor é ‘assistencialista’
3.Questão educacional: assiduidade e objetivo O aluno vê o estudo apenas como uma possibilidade de redução de pena  Reflexões no sentido de mudança de pensamento

QUESTÃO 04
Um dos problemas levantados é a questão da assiduidade dos alunos. Ou seja, devido a normas internas de segurança, o aluno acaba não participando das aulas, devido a alguma situação (disciplinar).
Acatar a norma interna ou negociar a frequência e participação do aluno em sala de aula.
A queixa pode ser a questão da norma de segurança. E o problema é que essa ação influencia diretamente na ação pedagógica.
Nesse quesito, foi colocada a ação pedagógica como parte integrante no processo educacional;
Algumas sugestões propostas foram acatadas pela unidade interna: reduzir a sansão disciplinar para favorecer a ação pedagógica. (indisciplina: 6 meses de penalidade, negociado para 3 meses).
Gestão democrática é nunca deixar de priorizar a ação pedagógica enquanto sujeitos envolvidos na educação;
Atualmente não há necessidade de mudanças no conselho de classe.