ETAPA II - CADERNO 3: CIÊNCIAS DA NATUREZA - REFLEXÃO E AÇÃO P. 41

Etapa II - Caderno 3: Ciências da natureza - Reflexão e ação P. 41

Colégio Estadual Tatuquara

Orientadora: Maria Lucia Ribas
Cursistas: Anderson Lima, Eneida Dequi, Maria A. Chime, Rupsom Valter, Sônia Maria Bonette,
Tema: Gravidez na adolescência
Conteúdos Estruturantes: Organização dos Seres Vivos. Mecanismos biológicos. 
Conteúdos Básicos: Sistemas biológicos: anatomia, morfologia e fisiologia.  Mecanismos de desenvolvimento embriológico.
Objetivo: Redução dos casos de gravidez precoce através do conhecimento: dos sistemas genitais (feminino e masculino) e de seu funcionamento; de métodos contraceptivos; dos riscos do aborto ilegal; do desenvolvimento embriológico; das fases da vida.
A realidade nos aponta dados alarmantes quando o foco é gravidez na adolescência.  Todos os anos adolescentes abandonam a escola durante a gravidez e não retomam suas atividades normais após o nascimento de seus bebês. O aborto pode ser a solução para uma gravidez indesejada, coloca em risco a vida da gestante envolvendo uma situação que envolve crime, ética, religião com dados estatísticos que podem ser mascarados, mas acusados pela realidade tornando mais uma preocupação.
Como a escola e o conhecimento oferecido por esta pode reverter esse quadro comum a todo o país?
Partindo dessa análise, a escola deve cumprir seu papel social transformador oferecendo práticas que não estejam voltadas apenas a transmissão de informações, mas para a construção do conhecimento visando a formação integral do indivíduo.  Com esse intuito, o planejamento será feito de forma interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Matemática, Português, Química.
• Biologia: Anatomia e fisiologia do sistema genital feminino e sistema genital masculino; reprodução humana; os diferentes métodos contraceptivos; o desenvolvimento embrionário; o parto e as fases da vida (ênfase nos cuidados com bebês e adolescência)
• Educação Física: Mudanças físicas e emocionais na vida da adolescente.
• Física: Processos físicos na fabricação de anticoncepcionais.
• Geografia: incidência de gravidez indesejada na adolescência na sociedade atual, região do país com maior incidência de adolescentes grávidas e mães solteiras, implicações que a gravidez na adolescência traz para a sociedade, incidência de gravidez na adolescência em nossa comunidade (escolar).
• História: Como a gravidez fora do arranjo familiar era vista nas gerações passadas e atualmente, como a gravidez indesejada na adolescência promoveu uma mudança significativa na concepção tradicional do que é família, fatores históricos que promoveram a nova moralidade sexual.
• Matemática: Porcentagem da população feminina que ficou grávida no ano passado, quantidade de contraceptivos distribuída gratuitamente no Posto de Saúde do município, quanto os Governos Federal, Estadual e Municipal investem em programas contra a DST e prevenção contra gravidez na adolescência, gráficos que podem revelar os números da gravidez e morte por parte de algumas adolescentes, estatísticas que comprovam que a gravidez indesejada na adolescência é resultado de pouca escolaridade e gera mais pobreza.
• Português: Personagens na literatura que vivenciaram a questão da gravidez indesejada na adolescência, expressões e conceitos que norteiam a questão da gravidez na adolescência, produção de textos sobre o assunto.
• Química: Reações químicas que ocorrem no organismo durante a gravidez.
Os conteúdos podem ser apresentados através de aulas expositivas e dialogadas, nas quais será questionado os ricos de uma gravidez indesejada, e também os meios de prevenção. Outras estratégias devem ser utilizadas para a aproximação do estudante com a realidade, como a simulação de uma gravidez precoce, os cuidados com o bebê. Palestras com testemunhas reais com suas histórias envolventes.
Devem ser explorados recursos diversos como vídeos, imagens, amostras de métodos contraceptivos, aplicação de modelo mostrando o desenvolvimento de um feto (tempo de gestação e órgãos em desenvolvimento), jogo que envolve escolhas, júri (questão aborto).