COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO CASTELO BRANCO - SÃO MIGUEL DO IGUAÇU - PARANÁ
NÚCLEO REGIONAL DE FOZ DO IGUAÇU.
ORIENTADORA DE ESTUDOS : MARISTELA ALBONICO
PARTICIPANTES: DANIELA, ERVAL, LILIANE, MARGARETE, JAIR, ANELISE, ELISEU, ANA CANDIDA, ADEMAR, NILCÉIA, JANE, MARIA ARGENTINA, LUCIMAR, ANGELA, CILÇA.
Reflexão e Ação
Caderno II – Etapa II
Área de Humanas – Geografia, História, Sociologia e Filosofia
A interdisciplinaridade entre as disciplinas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia, deveriam existir de uma forma prática e harmoniosa. Na teoria muito se é discutido e vislumbrado, porém na prática é difícil de acontecer, os livros didáticos vez enquanto trazem algumas pinceladas dessa interdisciplinaridade, mas não conseguem intervir de forma satisfatória na realidade do nosso ensino-aprendizagem.
Um dos motivos que dificulta a interdisciplinaridade entre as disciplinas acima citadas é que os professores de um modo geral, não conseguem planejar suas aulas em conjunto, os fatores que interferem são muitos, dentre eles podemos citar os mais peculiares: Falta de tempo; Dificuldade para organização de hora atividade concentrada; Múltiplas funções e diferentes instituições em que trabalham, não podendo estar disponíveis na hora que a instituição necessita; Dificuldade em organizar horários para que todos possam estar presentes para planejar as aulas; Dificuldade de relacionar conteúdos; etc.
Com todas essas barreiras, podemos sugerir, para que haja a interdisciplinaridade entre os conteúdos da Área de Humanas, um ensino formado por temas, ex.: Educação Ambiental. As disciplinas da Área de Humanas trabalhariam o problema, as causas, as conseqüências e as possíveis soluções, do local onde atuam diretamente os alunos do Ensino Médio, ou seja, na comunidade e bairro onde trabalham e/ou onde moram. Não deixam de seguir as Diretrizes Curriculares e cuidando para que não ocorra esvaziamento de conteúdos. Sendo necessário adequar do material didático, para não omitir os conteúdos e ajudar no planejamento das aulas e organização dos professores.
Um trabalho educativo voltado a realidade do educando, levando em consideração o local onde este interage e intervém, busca atrair a atenção para uma reflexão de como está a atuação deste e como este poderá modificá-lo. Sabendo que a maioria dos alunos do Ensino Médio, tem planos para o futuro, dentre os quais estão: Ser bem sucedidos, ter casa própria, ter carro, ter uma família bem constituída e um emprego que ganha-se bem. Porém nesse momento em que se encontra no Ensino Médio, poucos têm a perspectiva do real caminho a ser traçado para conseguir atingir seus objetivos para o futuro.
Em seguida faremos um breve relato de como poderia ser trabalhado a interdisciplinaridade com as disciplinas da Área de Humanas, com o tema Educação Ambiental:
Geografia: Poderia abranger os conteúdos, de espacialização, localização, linguagem cartográfica, transformação das áreas rurais e áreas urbanas.
História: Conteúdos como temporalidade, mudanças e causas ao longo do tempo, historicidade do local pesquisado, poderiam ser trabalhados.
Sociologia: Estudaria os problemas no âmbito social, contemporaneidade, mudanças sociais, motivos, causas e efeitos.
Filosofia: Poderia contribuir com o estudo conceitual e epistemológico do tema.