Etapa I - Caderno V - Gestão Escolar Democrática

COLÉGIO ESTADUAL NEREU PERONDI – EFM
NRE/FRANCISCO BELTRÃO
AMPÉRE/PR
Cursistas: Cursistas: Camila Franco; Cleusa dos Santos Franco; Eliane Terezinha Bortolini Tadiotto; Ivanilde Maria Gustmann; Izolina Bernadete Telles Ferreira; Sonia Maria Geitenes; Tamara Cristina de Oliveira Marchiori; Zuleica Maria Gnoato
Orientadora de Estudos: Leda S. Borsatti

Prontamente a partir do estudo do Caderno V, verificamos que a questão da Gestão Escolar Democrática é uma conquista importante alcançada pela sociedade que por conta de sua consciência cidadã e da capacidade de organizar-se tem construído ao longo das últimas décadas instâncias colegiadas, em que as discussões, debates e decisões acontecem coletivamente. Sabe - se que uma gestão democrática na escola é de responsabilidade de toda a comunidade escolar: dos gestores, profissionais da educação e comunidade como um todo e todos os agentes envolvidos, como também é um processo em construção que dependerá de práticas dialógicas, onde prevalecerá a constante avaliação das pessoas.
Uma gestão democrática exige dos profissionais atitudes que também sejam democratizantes, tanto no convívio com os seus pares, bem como no cotidiano da sala de aula, este é um desafio a ser enfrentado, pois ainda prevalecem muitas vezes, mentalidades carregadas de individualismo, competição, autoritarismo e o exercício da democracia deverá ser uma prática que exige afinco, autocrítica e capacidade de avaliação permanentemente constante avaliação das pessoas em vista de uma escola democrática, envolvente e corresponsável nas suas decisões e encaminhamentos.
É preciso, porém por em prática esse conceito, ou seja, tomar as decisões de forma coletiva, sempre dialogando e deliberando sobre os assuntos mais relevantes até os mais importantes. Portanto, formalizar a gestão democrática na educação, muito mais que legal, é dinâmico, e proporciona um ambiente que apresenta corresponsabilidades, onde cada instância cumpre com seu papel; os pais participam e enriquecem as normas e as tomadas de decisão, os professores estão presentes nas comissões e diretorias, os alunos também tem sua representação através dos grêmios estudantis, os funcionários também participam em tudo, enfim, o gestor é a pessoa que lidera o processo democrático de conduzir a escola rumo ao ensino de qualidade e igualdade para todos.