Etapa I - Caderno IV- Áreas de Conhecimento e Integração Curricular

COLÉGIO ESTADUAL NEREU PERONDI - EFM AMPERE – PR
Caderno IV- Áreas de Conhecimento e Integração Curricular
Orientadora de Estudo: Leda S. Borsatti
Cursistas: Camila Franco; Cleusa dos Santos Franco; Eliane Terezinha Bortolini Tadiotto; Ivanilde Maria Gustmann; Izolina Bernadete Telles Ferreira; Sonia Maria Geitenes; Tamara Cristina de Oliveira Marchiori; Zuleica Maria Gnoato

Na coletividade contemporânea, dada à diversidade e a complexidade das informações que são disseminadas pela escola, algumas representam necessidade instantânea de serem trabalhadas, constituindo-se verdadeiros desafios educacionais, como por exemplo, introduzir o trabalho de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), abordando o tema da alimentação saudável como parte do processo educacional no Espaço Escolar, pois  segundo a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional foi regulamentada em agosto de 2010, por meio do Decreto n. 7.272 a referida legislação institui uma série de diretrizes e objetivos, que podem ser resumidos nos seguintes princípios: promover o acesso universal à alimentação adequada; estruturar sistemas justos, de base agroecológica e sustentáveis de produção, extração, processamento e distribuição de alimentos; instituir processos permanentes de educação e capacitação em segurança alimentar e direito humano à alimentação adequada; ampliar e coordenar as ações de segurança alimentar e nutricional voltadas para povos indígenas e comunidades tradicionais; fortalecer as ações de alimentação e nutrição em todos os níveis da atenção à saúde, de modo articulado às demais políticas de segurança alimentar e nutricional e promover o acesso à água para o consumo humano e para a produção de alimentos.
Um dos desafios que a Educação Escolar enfrenta na atualidade é a definição do real papel educativo das escolas, no sentido de saber se faz parte das suas tarefas oportunizar uma formação humana em geral, isto é, preparar para a vida em todas as suas dimensões. Considerando que o aluno e está sob os cuidados da escola por longos anos, espera-se que esta procure desenvolver todas as suas dimensões fundamentais, permitindo que ele incorpore novas percepções, aprenda novos sentidos, novos modos de fazer, de agir e de interagir, partindo da vivência de cada um e do coletivo.
Qualquer dos aspectos importantes a serem desenvolvidos nesta perspectiva ampliada das tarefas da escola é o da Alimentação Saudável, o que implica considerar a escola como espaço fundamental e privilegiado em que os alunos têm uma educação alimentar, fazendo parte de seu processo de formação humana. Isso inclui decifrar a realidade da Educação Alimentar apresentada nas escolas, incentivando a exploração de todos os espaços por ela oportunizados para a aprendizagem da saúde e de outros saberes que as desafiam.
A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para a nutrição alimentar e para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social das pessoas. A alimentação adequada refere-se ao padrão alimentar adequado às necessidades biológicas e sociais dos indivíduos e de acordo com as fases do curso da vida. Para ser adequada a alimentação deve embasar-se em práticas alimentares culturalmente referenciadas; valorizar o consumo de alimentos saudáveis regionais (como legumes, frutas e verduras); observar a qualidade e a quantidade dos alimentos nas refeições; e considerar os aspectos comportamentais e afetivos relacionados a essas práticas. Uma alimentação que não cumpre com essas condições pode resultar, por exemplo, em aumento de peso e/ou em deficiências de vitaminas e minerais.
Deste modo, a saúde alimentar pode também vir a ser comprometida pela desnutrição ou por doenças que levam ao mau aproveitamento dos alimentos ingeridos, resultando em inadequação quantitativa da energia de que o corpo necessita. “A desnutrição é um problema que tem como consequência o crescimento e o desenvolvimento deficiente, maior vulnerabilidade a doenças infecciosas, redução da capacidade de raciocínio, problemas de ordem motora, entre outros”.
Para ordenar uma proposta curricular toda à escola deverá levar em consideração o contexto escolar, suas potencialidades, possibilidades conforme interesses e necessidades da equipe pedagógica, dos professores, da comunidade escolar, mas, sobretudo das expectativas dos alunos. O currículo inovador deve dialogar com a vida dos estudantes na diversidade de contextos que compõe a realidade da comunidade escolar (trabalho, ciência, tecnologia e cultura).
Além disso, há necessidade de focar a leitura como elemento de interpretação e de ampliação de mundo, requisito básico para toda área de conhecimento. Estar apoiada em atividades teóricas- práticas, em laboratórios e outros espaços que potencializem a aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento, tais como: o uso das mídias e cultura digital para promover o universo cultural do estudante. Contemplar através das artes e as atividades esportivas e corporais o pleno desenvolvimento. Desta forma teremos ações estruturadas em práticas pedagógicas onde o conhecimento cientifico seja a base central mas, articulando conteúdos de diferentes componentes curriculares de uma ou mais áreas de conhecimentos.
Todas as ações deverão ser ativadas ao PPP - Projeto Político Pedagógico e praticado com a participação da comunidade escolar algumas sugestões de Proposta Curricular:    
  • Possibilitar movimento de discussão e de reflexão a cerca da prática pedagógica e da organização do tempo e espaço escolar;
• Repensar a estrutura organizacional de nossas unidades escolares, problematizando a realidade, seleção dos conteúdos elencados;
• Configurar a disciplinas de forma a dialogar numa perspectiva interdisciplinar (estabelecendo conceitos, teorias ou práticas);
• Caracterizar troca por meio de intensa reciprocidade visando a um enriquecimento mútuo;
• Romper com um currículo de fragmentos;
• Repensar e redesenhar o currículo de forma não acabar com o ensino organizado por disciplina, mas criar condições de ensinar em função das relações dinâmicas entre as diferentes disciplinas;
• Possibilitar o diálogo permanente com a necessidade de compreensão de que estes campos não se produzem independente da sociedade;
• Configurar a verdadeira aprendizagem pela experiência através das formas e conteúdos estabelecidos;
• Aprender a partir de uma atitude processual de investigação diante do desconhecido e dos limites que a natureza e a sociedade nos impõem;
• Problematizar e rediscutir o papel do educador, assim como sua postura em relação à construção do conhecimento;
• Contemplar conteúdos que assegure exercícios dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem - estar, o desenvolvimento, a igualdade, a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos;
• Potencializar o movimento em busca de novas relações sociais na natureza e principalmente a perspectiva ambiental, permeando a instituição escolar em seu pulsar;
• Inserir um processo educacional que supere a dissociação;
• Definir uma proposta que realmente atenda às necessidades e especificidades desses sujeitos;
• Redesenhar uma proposta curricular integrada que possibilite ao educando sua completa formação.
Com apoio no vídeo Em Busca de Joaquim Venâncio, percebe-se que houve uma boa integração entre conteúdo e especificamente o grupo apresentado no vídeo houve interesse, disposição de tempo e disponibilidade de materiais para aprofundamento e registro da pesquisa. A busca pelo conhecimento foi alcançada.
            Espera-se que todo educador ao atribuir um tema para pesquisa, imagina que o aluno visará este princípio, é uma atividade possível para ser desenvolvida em qualquer área da educação.