ETAPA I – CADERNO II
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Na atualidade o professor é mais parceiro do aluno, há discussõessobre tudo que está em torno do desenvolvimento humano/trabalho, projetos para a vida, até mesmo a questão de educação, escolarização, aprendizagem.
Os alunos não se sentem tão reprimidos, acuados ao falar, têm a liberdade de expôr, falar de suas vidas, interesses, desejos, trabalho, relacionamento, família. A questão sobre trabalho dentro da sala de aula se apresenta com poucos já atuando, por a maioria serem menores, os que já estão trabalhandop são maiores de idade. Os menores não sentem ainda a necessidade, mesmo serem de uma área de baixa renda, de irem para o mercado de trabalho, mas pensam em trabalhar, ter seu dinheiro, liberdade econômica, construir sua vida, família.
Aqui, os estudantes têm consciência e conhecem muito sobre direitos e deveres, mas por estarem na adolescência, mostram que ainda falta algum tempo para assumirem esta responsabilidade, de ter que ir para o mercado de trabalho, por serem menores de idade, deixam tudo acontecer ao seu tempo (necessidades).