ETAPA I CADERNO I
Reflexão e ação: perfil social, cultural e econômicos dos sujeitos matriculados no EM do colégio Estadual Pioneiros / Foz do Iguaçu - Pr
Em 2006 a Escola tem sede própria localizada na Rua: Paulo Schertner, s/n – Jardim Itália, com 14 salas de aula, refeitório, cozinha, passarelas cobertas, banheiros, ginásio de esportes coberto, salas para laboratório de informática, ciências e vídeo, biblioteca, secretaria, sala de professores, equipe pedagógica e direção. Os educandos desta escola são alunos advindos do 5º ano da Escola Municipal Írio Manganelli, a alunos da Escola Municipal Antônio Gonçalves Dias, Escola Municipal Carlos Gomes e de bairros vizinhos: Vila Borges, Jardim Lindóia, Jardim Dona Leila, Jardim Alice, Conjunto Libra, Morumbi entre outras, e que são comunidades de baixa renda per capita, educandos heterogêneos, oriundos de lares desorganizados e na maioria itinerantes. A comunidade escolar é procedente dos bairros próximos do Colégio, constituindo um grupo bastante heterogêneo de pessoas, enquanto questões econômicas, sociais e culturais, Entre esses bairros, destacam-se o Jardim Itália, Vila Borges, jardim Soledad, Conjunto Libra, Jardim Alice e da região do Morumbi. Também faz parte da população estudantil alunos procedentes de outras localidades da cidade, porém em menor número. As famílias pertencem a classe trabalhadora, de média e baixa renda, prevalecendo a maior porcentagem os de baixa renda, com ganhos de um salário mínimo por família. Uns números expressivos são de agentes ambientais, devido a região não oferecer outro tipo de mercado de trabalho. No período da manhã a comunidade estudantil, são filhos de trabalhadores da classe menos favorecida, sendo observáveis as características de empenho aos estudos, alunos na faixa etária correspondente a série, presença dos pais na escola, não há problemas com a indisciplina de alunos O bairro, Jardim Itália onde está localizado o Colégio, é totalmente desprovido de qualquer tipo de infraestrutura para a população. Não há espaços de cultura, lazer, esportes, a não ser o que o Colégio oferece. O atendimento à saúde também é comprometedor, bem como as questões sociais. Para manter-se informado dos acontecimentos atuais, o aluno e sua família utilizam em sua maioria a TV e o rádio, seguidos pela Internet, poucos têm acesso ao jornal escrito. Nossos alunos do EM têm em sua maioria como religião a católica com 46% da comunidade escolar, seguida pela evangélica com 14%, de acordo com a pesquisa realizada. A família observa o desenvolvimento dos filhos diariamente em sua maioria, sendo que alguns apenas perguntam como vão as coisas e outros acompanham alguns dias da semana. Observa-se que nossos alunos vivem sob a responsabilidade dos pais, sendo que alguns têm apenas a mãe como responsável. Em relação a família determinamos através de pesquisa que 67% é composta por 4 membros, 20% de 5 a 7 membros. As atividades na qual as famílias ocupam maior parte de seu tempo livre é em sua maioria, a TV, visita a amigos e parentes, religião, esportes, computador e videogame. Há também a ocorrência de alunos sob a responsabilidade de avós e outros parentes. Também podemos observar que com relação à participação do aluno para a renda familiar, percebemos que 57% não trabalham e seus gastos são financiados pela família e que 39% ajudam, de alguma forma, a compor a renda familiar.