Etapa 2 Caderno II - Ciências Humanas

Etapa 2 Caderno II – Ciências Humanas
REFLEXÃO E AÇÃO
Caro professor, cara professora, o texto abaixo sugere que o trabalho interdisciplinar exige o “encargo da compreensão”. Leia o texto e discuta este conceito entre seus colegas. Registre em um texto as principais ideias debatidas, e em seguida, identifique um conteúdo ou tema do seu componente curricular com potencial para uma ação interdisciplinar.
“Apesar de os estudos de processos integrativos serem pequenos em número, os autores concordam em vários pontos. Tomar emprestado de outra disciplina exige assumir o que Janice Lauer chamou de ‘encargo da compreensão’. É necessária uma compreensão mínima do seu mapa cognitivo, incluindo os conceitos básicos, modos de investigação, termos, categorias de observação, técnicas de representação, padrões de prova e tipos de explicação. Aprender uma disciplina a fim de praticá-la é, porém, diferente de usá-la para propósitos interdisciplinares. O domínio da disciplina denota conhecimento completo. O trabalho interdisciplinar exige adequação. Os que tomam algo emprestado não reivindicam expertise em todas as áreas. Eles identificam informações, conceitos ou teorias, métodos ou ferramentas relevantes para a compreensão de um problema particular, processo ou fenômeno. Além disso, não há nenhum Esperanto interdisciplinar. (...) A linguagem interdisciplinar normalmente evolui por meio do desenvolvimento de uma línguade comércio que se torna um pidgin– definido em linguística como uma língua provisória – ou um crioulo – uma nova primeira língua de uma comunidade” (Klein, Julie Thompson. Humanities, culture, and interdisciplinarity: the changing American academy. Albany: State University of New York Press, 2005).
Mais importante do que estudar um avanço tecnológico, uma descoberta científica, um experimento, ou um fato histórico é ensiná-los relacionando-os com outros fatores que os influenciam diretamente. Por exemplo: Qual o objetivo de se estudar as sequências em Progressão Geométrica, se não a utilizamos para um determinado fim útil? Qual a relação entre o estudo de probabilidades, a 2ª Grande Guerra e o primeiro computador?
Se conseguirmos relacionar os conceitos estudados em nossas escolas com outros fatores, relacionados a outras disciplinas, capazes de explica-los sob uma ótica mais contextualizada, este ganha significado e deixa de ser um conteúdo recortado, guardado em uma determinada ‘gaveta’ para se tornar dinâmico, fazendo parte de um contexto maior, onde influencia e é influenciado por outros fatores, relacionando os diversos saberes e as diversas ciências.
Tema para ser discutido de forma interdisciplinar:
1. O estudo da datação por carbono 14 e o estudo de P.G. (Utilização de textos)
2. O estudo das probabilidades, a invenção do primeiro computador e a História da 2ª Guerra mundial, (Filme: O jogo da imitação).
3. O estudo da óptica, na Física, relacionando com a estrutura física dos peixes abissais.