Etapa 2 - Caderno I – Atividade 4 - Ação e Reflexão pag. 40

ATIVIDADE 4 - REFLEXÃO E AÇÃO.

Professores participantes: Adilson Cardoso Pires; Andreia Rodrigues Ribeiro; Emilye R. Silva; Gisele Patricia Ignácio; Oriel da Costa Schneider; Rosângela Vieira; Cristiane Dias; Inalda Sali Santos da Luz; Sarita dos Santos Silva.

REFLEXÃO E AÇÃO

O conselho de classe é a oportunidade em que é possível reunir os docentes das diversas disciplinas de um mesmo ano para analisar os processos de ensino e de aprendizagem sob várias perspectivas. As discussões são de modo a favorecer as mais diversas metodologias adotadas e modo de avaliação, permitindo uma avaliação da prática didática aplicada naquele período de aprendizagem. Apenas, devemos ser cautelosos no planejamento do mesmo para que este não se transforme em desabafos coletivos e em uma cascata de queixas. O direcionamento deve ser nas análises sobre o que o alunoproduz, em discussões que girem em torno daquilo que o aluno faz - ou que faz inadequadamente.

MEDIANTE SUA PARTICIPAÇÃO NO CONSELHODE CLASSE: ANOTE TODOS OS DIÁLOGOS E IMPRESSÕES QUE VOCÊ PUDER OBSERVAR NESTA TAREFA.AGORA RESPONDA:

1- Quais foram os problemas levantados?

- Falta de compromisso com as tarefas realizadas ;

- A dificuldade de entrega de atividades propostas para realizar em casa;

- A dificuldade na compreensão de exerc[ícios básicos nas mais diversas disciplinas;

-A dificuldade dos alunos chegarem nos horários de início de aula;

- A dificuldade dos alunos na organização de seu caderno e de seus trabalhos.

 

2- Quais os ncaminhamentos propostos?

-Conscientização da importância do tema a ser pesquisado em casa para a continuidade de sua aprendizagem, e também em sua vida cotidiana.

- Encaminhamento de alunos com dificuldade básica em portugues e matemática para a sala de apoio.

- Encaminhamento para os pais de bilhetes reforçando a importância documprimento dos horários escolares desde a sdua chegada.

- Solicitar para que todas as disciplinas colaborem na orientação de organização dos cadernos em suas disciplinas.

3- Estabeleça a diferença entre queixa e problema.

QUEIXA - alunos que chegam sempre atrasados na 1ª aula.

PROBLEMA - O vestuário dos alunos inadequados para uma instituição escolar.

4 - Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?

- Na disciplina de Português a dificuldades gigantesca no gosto da leitura.

- Na Matemática, a dificuldade na realização de operações simples de raciocínio.

- Na Geografia, a ausência da questão espacial, mundo, Brasil, Estado, Município.

- Na Educação Física, o sedentarismo.

- No Inglês, no 3º ano, existe bastnte interesse e busca, mas existe alunos ainda que apenas copiam dos colegas.

5 - Quais foram as sugestões propostas?

- Relaizar um projeto de leitura rotineira semanal na escola.

- Executar tarefas para casa de exercícios de raciocínio.

- Trabalhar com o Mapa Mundi na sala de aula.

_ Passar nas salas de aula vídeos do médico Lair Ribeiro, sobre o sedentarismo.

- Em sala de aula trabalhar no 3º ano com textos e imagens de questões do ENEM de anos anteriores.

¨- Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?

- O compartilhamento de ideias para solução do problema.

- A solidarização dos professores na colaboração das práticas em suas salas de aula.

- A possibilidade de viabilizar uma avaliação mais eficaz através do compartilhamento de informações de outras disciplinas.

- Uma visão mais clara na compreensão dos fatos, decorrente da exposição de diversos pontos de vistas sobre cada aluno.

- A integração entre os professores.

- As decisões em grupo, visando a melhoria do ensino-aprendizagem.

7 - Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?

- O Conselho de Classe ganhará maior sentido se vier a se configurar como espaço possibilitador da análise do desempenho do aluno e, mais, desempenho da própria Escola.

- Também de proposição um novo rumo de ações, rompendo-se com as finalidades classificatórias e seletivas.

- Procurar vir, o Conselho, como um espaço de decisão coletiva onde supomos enfrentar o desafio de construir um novo projeto para a Escola, por meio de relações compartilhadas.