COLÉGIO ESTADUAL SÃO PEDRO - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
SÃO PEDRO DO IGUAÇU - PR
ETAPA II CADERNO III
CIÊNCIAS DA NATUREZA
ORIENTADORA:
VALDENICE MIRANDA SALVADOR MALVESTIO
CURSISTAS:
Ademar Tomcix; Ana Lucia Beckenkamp; Alana Keila Cardoso; Danaê Jacqueline de Aguiar Camilotti; Elisandra Luzia Kolling; Karina Bethania Stefanello; Keiti Lopes Maestre; Lauremi Martins dos Santos Wentz; Marcia CoppiniBaierle; Márcia Sanae Kajiyama Dias Guimarães; Rosane Jankowski; Solange de Sá.
• Como tem sido o ensino de Ciências Naturais em nossas escolas?
• Quais as dificuldades relatadas pelos professores dessa área?
• Quais as maiores dificuldades relatadas pelos alunos?
O Ensino das Ciências Naturais no CESP é realizado através da problematização do conteúdo, contextualização do tema para aproximação do conteúdo com o cotidiano do aluno, buscando com que o mesmo faça parte de sua vida; explicações teóricas, pesquisas, observações, uso de textos diversos, experimentação, debates, mesa redonda à Construção do determinado conteúdo.
Apesar disso, o Ensino de Ciências Naturais vem sendo feito de forma engessada, em que o conteúdo proposto nos livros didáticos é repassado aos alunos da maneira mais fácil possível e, na maioria das vezes, o mesmo é decorado apenas para se obter boas notas na hora das avaliações.
Dependendo do material didático, o conteúdo é muito profundo para os alunos, que já vêm com uma base fraca de Ciências do Ensino Fundamental. Além de que, o conteúdo de Biologia é muito extenso para a quantidade de h/a.
Outro fator que atrapalha o processo de ensino aprendizagem é a falta de apoio para a realização de trabalhos interdisciplinares; profissionais preparados; espaço físico adequado; tempo hábil e recursos para pesquisas.
Os alunos questionam o porquê de precisarem saber determinado conteúdo e que se trata de um ensino de conteúdos difíceis, muito distantes de seus interesses mais imediatos e que, na opinião de alguns, “não serve para nada”. Determinados conteúdos são muito abstratos para os alunos compreenderem como se transcorre o processo. Não é visível ou palpável. Além do que, os alunos têm dificuldades em associar o conteúdo à sua realidade diária, não entendendo que, desde os aparelhos utilizados diariamente, até o funcionamento do seu organismo, referem-se a conhecimentos científicos e que estes são estudados de diferentes formas em sala de aula.
Um problema de grande relevância no ensino de Ciências Naturais é justamente o uso exaustivo de questões de respostas únicas ou listas imensas de exercícios repetitivos em que está presente, exclusivamente, a valorização da memorização dos termos científicos, a definição de seus conceitos e suas variações, e que o aluno já está condicionado a querer encontrar a resposta pronta no texto didático e quando não a tem, a dificuldade é enorme.
• Como superá-las?
Para que ocorra efetivamente mudança desse cenário, é preciso que haja uma mudança dos objetivos e sentidos da educação científica no contexto escolar. Rever conteúdos e métodos de ensino para deixar as aulas mais atrativas e relacionadas com o interesse dos educandos.
Faz-se necessário no dia-a-dia, elaborar perguntas sobre os conteúdos estudados e fazer os educandos pensarem em hipóteses sobre suas causas e possíveis soluções. O papel do professor deve ser o de orientar a atuação dos estudantes, tornando tais procedimentos evidentes durante ou após as situações de aprendizagem, esclarecendo gradativamente a natureza de cada um deles. Em suma, fazê-los pensar no processo envolvido.
Ainda, buscar parceiras com outras instituições, como universidades, para aplicação de projetos de extensão. Disponibilização de equipamentos, espaço físico e profissionais de apoio.
Nesse sentido, conforme discutido por Weissmann (1993), a formação científica das crianças e dos jovens deve contribuir para a formação de futuros cidadãos que sejam responsáveis pelos seus atos, tanto individuais como coletivos, conscientes e conhecedores dos riscos, mas ativos e solidários para conquistar o bem-estar da sociedade, críticos e exigentes diante daqueles que tomam as decisões.