Etapa 2 Caderno 2
Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva
Coordenadora Neiva Aparecida dos Santos
Integrantes. Adilson Antonio dos Santos, Hélio Luchini, Rosangela Vieira dos Santos, Tamara Luz de Souza Giovanoni, Tathiane Gisele Henzel Scheid, Valmor Jorge Cardoso, Wilson Eger.
Em se tratando de interdisciplinaridade consideramos uma conexão entre as áreas do conhecimento que vão além dos currículos escolares onde o educando acaba tendo uma visão de mundo onde os fatos e as sociedades se interligam tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativo e contextualizado. Por isso se faz necessário a troca de experiências com colegas de profissão, professores, em encontros com grupos de estudo pois um ensino de qualidade requer interesse em se unirem em busca de conhecimento, promovendo debates e fazer conexão com matérias de varias disciplinas.
Devemos pensar em adequar os nossos conteúdos com a realidade pois como foi destacado no próprio texto estamos tomando algo emprestado não para tornar expertise em todas as áreas, mas como ferramenta relevante para a compreensão de um problema, processo ou um fenômeno.
Uma maneira de trabalhar a interdisciplinaridade e usando a perspectiva em sala de aula, podemos trabalhar a matemática incluindo as artes visuais. Quando pensamos em Arte precisamos entender que existe o exercício da lógica nas resoluções estéticas aplicadas pelos artistas. Podemos pensar em Número áureo, simetria, equilíbrio e proporção, abstração geométrica entre outras que são exemplos que utilizamos na área da Matemática para as produções artísticas
VALORES ATUAIS, E PLANOS PARA O FUTURO DE NOSSOS JOVENS.
Verificamos que boa parte de nossos alunos do ensino médio possuem valores repassados pelas famílias como religiosidade, honestidade, respeito e educação Sendo todos considerados muito importantes para vivermos bem em sociedade.
Em relação aos planos para o futuro a maioria espera concluir os estudos, formar família ter estabilidade financeira. E estes esperam estar muito bem daqui a dez anos, tendo uma profissão com boa remuneração, podendo assim ajudar aos pais e ter uma vida estável.
No entanto encontramos alguns alunos sem nenhuma perspectiva de futuro, que não estão preocupados em concluir os estudos tampouco com o que irão trabalhar no futuro, não enxergam a escola como um local de aprendizado para se conseguir uma vida melhor.
Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva – Toledo Paraná
Ensino Médio
PROJETO
CONFECÇÃO MAQUETE DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TOLEDO
Autor: Professor Vanoegma João Nicolau
Geografia – Ensino Médio - 3º ano
Objeto de estudo:
Bacia Hidrográfica do Rio Toledo
Objetivo:
Importância do rio e soluções para os problemas ambientais,
Introdução:
Proporcionar aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio o desenvolvimento de habilidades na confecção da maquete, bem como, maior interação com a temática discutida em sala de aula. Com isso, além da assimilação dos conteúdos aplicados.
Apresentação macro dos sistemas hidrográficos do Brasil, a distribuição das águas suas importâncias econômicas, sociais e reação com modelagem do relevo.
Maior aproveitamento no que se refere ao entendimento dos estudantes com os conteúdos discutidos e propor formas de preservação do ambiente em que atua a partir da aproximação com a realidade estudada. Perceber que na relação sociedade e meio ambiente, nada esta dissociado e portanto, ações e comportamentos devem necessariamente estar em consonância para que os recursos naturais disponíveis possam estar disponíveis ás gerações futuras.
Vale ressaltar que despertar nãos estudantes um interesse maior sobre os temas e por conseguinte, as decisões futuras faz parte do ensino aprendizagem.
Interdisciplinaridade:
Considerando que o momento atual busca no ensino aprendizagem o trabalho conjunto entre disciplinas que tenham temáticas comuns, este trabalho contará com a participação das disciplinas de Matemática em que o professor abordará as escalas horizontal, vertical, exageros de escala. No que se refere ocupação do espaço a partida interação da sociedade na bacia hidrográfica, ficará com a disciplina de Sociologia
Fases da construção da Maquete:
Prática: parte em que os grupos trabalharão supervisionados pelo professor de Arte de confecção como corte, colagem, pintura e finalização da maquete.
Parte teórica: Professor de Português
Geografia: Localização geográfica, extensão do rio uso e ocupação do solo. Biologia: Impactos ambientais significativos.
Química: Como tratar a água.
Conclusão
Ao realizar a discussão no tocante às bacias hidrográficas do Brasil e trabalhar a prática com os estudantes na confecção da maquete do Rio Toledo, permiti que percebam a sociedade se apropriando e interagindo com o espaço geográfico de diferentes formas.
Também, apropriar de um conhecimento mais refinado na percepção de que as relações sociais de produção e reprodução do espaço a partir da interação sociedade e meio ambiente, precisa ser crítica de forma que contribua para a formação de cidadãos com olhar diferente para o meio em que vive.
Dessa forma instrumentalizando o desenvolvimento da capacidade de observar, interpretar, analisar e avaliar para pensar criticamente a realidade, através da busca dos determinantes históricos das transformações naturais, sociais, econômicas, culturais e políticas no seu lugar, comparando, analisando e sintetizando a densidade das relações e transformações que tornam concreta a realidade para melhor compreende-la e identificar as possibilidades de mudanças e melhorias. Não apenas perceber que a Bacia do Rio Toledo têm importância devido aos potenciais econômicos que a mesma apresenta com
Produção de carnes, animais, agricultura forte, abastecimento público, indústria, comércio entre outros, mas que todas essas atividades conferem situações complexas e degradantes e que precisa ser olhadas com atenção.
Na interdisciplinaridade buscamos desenvolver uma dinâmica envolvendo algumas disciplinas na análise da importância dos rios e mananciais na configuração das sociedades modernas.
A geografia usou a cartografia e o sistema de captação de água para produzir uma maquete da bacia do rio Toledo;
A matemática desenvolveu os cálculos de escala para aproximar a visão do relevo;
A Sociologia buscou resgatar as origens da formação socioeconômica e do município de Toledo, sistema produtivo, colonização e modelo de ocupação territorial, cenário atual agravado pelo crescimento urbano, da produção agropecuária (lavouras e granjas de suínos e aves) distribuídos ao longo do rio, a produção industrial e a relação com a poluição ambiental;
A história de Toledo, a usina hidroelétrica movida pelo rio para abastecer a cidade na década de 50/60, a ocupação para urbanização e o bairro (trabalhadores – Pouso Frio).