Etapa 2 - caderno 1 - Colegio Victorio - Cascavel - Pr

ETAPA 2 - CADERNO 1

RELATO

A partir das reflexões proporcionadas pela leitura do caderno 01 da 2° etapa – Organização do Trabalho Pedagógico- Realizamos a experiência descrita abaixo pelos participantes a respeito do Conselho de Classe realizados no Col. Est. Professor Victório Emanuel Abrozino.

No conselho de classe os professores se reúnem juntamente com a equipe pedagógica e direção. A pauta do conselho é apresentada antes de iniciar cada conselho de classe deixa-se claro que o enfoque principal não é a discussão de questões pessoais dos alunos, mas o processo de ensino aprendizagem e as avaliações aplicadas no período é pedido também o perfil da turma e o que poderá ser feito para melhorar o rendimento, porém o que efetivamente é discutido são as notas ou o comportamento dos alunos. Dependendo dos casos a equipe por sugestões dos professores conversa com os alunos em questão ou chama os pais para conversar sobre o rendimento escolar ou comportamento do aluno. Outros encaminhamentos ocorrem nos 6° e 7° anos para os alunos com dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática são encaminhados à sala de apoio, os professores da sala de apoio participam dos conselhos, os alunos que precisam de atendimento especializado são atendidos na sala de recursos e na maioria das vezes a professora de recursos participa do conselho relatando as dificuldades e avanços obtidos pelo aluno. Quanto às outras séries se o aluno está com notas abaixo da média a única solução apresentada é conversar com o aluno e os pais.

O conselho acaba se atendo somente a questões de notas e comportamentos dos alunos sem avaliar a própria prática educativa da escola, ao invés de discutir o aluno de modo integral, o coletivo acaba acentuando apenas os pontos negativos. O grupo sugere o Conselho participativo.

Essa sugestão de conselho participativo conta com três fases: O Pré-Conselho, o Conselho de Classe e o Pós-Conselho. Pré-Conselho de Classe O Pré-Conselho de Classe será realizado sempre uma ou duas semanas antes da data da Reunião do Conselho. Por sua vez, será dividido em três fases: 1ª Fase – Agentes Educacionais 1 e 2: Inicialmente serão questionadas as dificuldades que os Agentes Educacionais 1 e 2 da escola (das funções de merendeira, serviços gerais, inspetor, bibliotecário, técnicos dos laboratórios de informática e auxiliares de secretaria) identificam em seu trabalho, com relação aos alunos. Também serão discutidas as sugestões referentes ao que fazer para melhorar a situação descrita. Os problemas e as soluções identificadas serão anotados.

2ª Fase - Alunos: O Pré-Conselho de Classe com os alunos será realizado com toda a turma ou somente com os alunos representantes. As questões norteadoras dessa fase serão:

1. Quais as disciplinas em que a turma está sentindo maiores dificuldades?

2. Quais os motivos prováveis?

3. O que a turma poderia fazer para melhorar essas questões?

4. Existem problemas de relacionamento com alguns professores? Quais professores?

5. Quais problemas?

6. O que a turma se compromete em fazer para melhorar essas questões?

7. Qual disciplina a turma não tem dificuldades? Qual é a diferença entre os professores desta disciplina e das citadas anteriormente?

8. Quantas horas são dedicadas em casa para estudos?

3ª Fase - Professores: Nesta fase, a equipe pedagógica, durante a hora-atividade, discutirá com cada professor sobre os alunos que apresentaram notas baixas na disciplina, apontando os prováveis motivos que os levaram àquela nota, além do conteúdo que houve maior incidência de notas baixas e as consequentes ações para recuperar o conteúdo.

O conselho de classe será iniciado com uma apanhado geral das respostas que os alunos apresentaram na questão 7 (a respeito das disciplinas que eles vão bem), sem citar o nome das disciplinas para evitar qualquer comentário direcionado a determinado professor no coletivo. A partir disso, os problemas serão apresentados e os professores definirão encaminhamentos em conjunto. Após as definições, será apresentados os problemas e as sugestões levantadas pelos professores no Pré-Conselho de Classe. Apresentam-se os gráficos de rendimento, os quais ao final da reunião serão fixados na sala de professores para análise mais profunda do professor, e será enfatizado que o objetivo deste é para que o professor realize uma autoavaliação das práticas realizadas. O professor será convidado a analisar os motivos que fizeram a turma, em geral, a decair ou a progredir, a fim de identificar e repetir as ações que surtiram bons resultados. Por fim, será apresentado o nome dos alunos que obtiveram mais do que três médias abaixo de 6,0 no período, solicitando para que todos os professores anotem os nomes. Todas as decisões serão registradas em livro ata e assinadas pelos presentes, colocando os nomes dos alunos que necessitavam de maior atenção no próximo período, enfatizando as ações que serão tomadas para recuperá-los.

Pós-Conselho de Classe No Pós-Conselho de Classe será informado aos professores que não puderam comparecer, e aos alunos e agentes educacionais, sobre as decisões tomadas no Conselho de Classe. Também serão realizadas as ações determinadas no Conselho de Classe. Os pais serão chamados para uma reunião de entrega de boletins ou de orientação, a referida reunião acontecerá com o auxílio de toda a equipe ( Agentes educacionais 1 e 2, Direção, Equipe Pedagógica e Professores).

 

Grupo de professores do Colegio Victorio - Cascavel  Pr

Cleonice Viccari

Daisy de Fatima Fernandes

Edu Lopes

Lorena Silva Lucietto