Etapa 2 Caderno 1

COLÉGIO ESTADUAL RODOLPHO ZANINELLI

ETAPA 2
CADERNO 1

Considerar os diferentes entes que compõem a escola é ainda e principalmente nos dias de hoje um desafio para a organização do trabalho pedagógico.
Nesse sentido é correto afirmar que as dificuldades passam por dois aspectos principais, Estruturais e Conjunturais:
Do ponto de vista Estrutural podemos dizer que as relações que permeiam a escola são de uma diversidade e pluralidade sócio cultural imensas e são de ordem natural, ou seja é inevitável fazer com que elas aconteçam, pois o curso da vida é natural assim como as relações humanas. O que pode ser feito do ponto de vista pedagógico nesse sentido é, observar essas relações mediando o diálogo entre os diferentes agentes que as compõem, dentro da comunidade escolar, principalmente considerando a opinião de todos, respeitando as mais diversas mudanças de comportamento social que se manifestam na sociedade contemporânea e que demandam novas mudanças estruturais e adequação do trabalho pedagógico na escola.
Do ponto de vista Conjuntural percebemos que a escola é um ponto de convergência dos diferentes entes sociais e culturais, é um espaço onde todos se encontram, mas que nem sempre são percebidos como parte integrantes do meio, por serem “ diferentes”. Tais relações precisam ser de fato percebidas e nesse sentido pensamos que o trabalho pedagógico precisa ser mais pratico efetivo e interferir diretamente na construção de novas relações.

 

Conselho de Classe

O conselho de classe é uma reunião avaliativa e diagnostica que envolve diversos especialistas  do processo de ensino aprendizagem dos alunos. Sendo assim, o conselho de classe é uma das poucas oportunidades em que é possível reunir os docentes das diversas disciplinas de um mesmo ano com o objetivo de analisar os processos de ensino e de aprendizagem sob múltiplas perspectivas.
Durante um conselho de classe são levantados problemas como: Dificuldade em separar a indisciplina da aprendizagem, as faltas, dificuldades em reavaliar  alunos com problemas, falta de interesse do aluno no processo de ensino aprendizagem, avaliar  e discutir a metodologia utilizada pelo professor em diferentes turmas.
A função do conselho não é julgar o comportamento dos alunos, mas compreender a relação que eles desenvolvem como conhecimento e como gerenciam a vida escolar para, quando necessário, propor as intervenções adequadas.
Quando as discussões são bem conduzidas, elas favorecem aspectos como a análise do currículo, da metodologia adotada e do sistema de avaliação da instituição. Dessa forma, possibilitam aos professores uma interessante experiência formativa, permitindo a reavaliação da prática didática.
Se o conselho é mal planejado, ele se transforma em um desabafo coletivo e em uma cascata de queixas, que mais se assemelha a um tribunal onde o aluno é o réu. Infelizmente, em vez de deter a análise sobre o que o estudante produz, muitas vezes as discussões giram em torno daquilo que ele não faz - não realiza as lições de casa, não traz o material, falta em muitas aulas, não entrega as atividades - ou que faz inadequadamente - conversa muito durante as aulas, copia o trabalho dos colegas, é desrespeitoso com o professor.
É durante o conselho de classe, que os educadores tem a oportunidade de discutir e refletir o processo de ensino, os conflitos e as tensões.  Sendo assim  o conselho de classe, deve realizado em três momentos:
Primeiro- Pré conselho : analisar o rendimento da turma, do professor, e metas.
Segundo: Conselho de Classe Análise dos gráficos apresentados, os participantes do conselho tem uma visão dos problemas e avanços de cada aluno, a partir disso fazemos a discussão e reflexão, buscando a solução dos problemas encontrados.
Terceiro: Pós conselho momento da ação, efetivação das propostas discutidas no conselho.
Podemos estabelecer uma diferença sobre o que é uma queixa do que é um problema, no ambiente escolar, constantes "queixas" de alunos que não estão conseguindo corresponder ao que se espera deles, são as queixas que muitas vezes levam os objetivos propostos ao fracasso. As queixas devem ser deixadas de lado e devem ser colocados problemas verdadeiros, com relação a aprendizagem dos alunos, defasagem dos conteúdos e encaminhamentos que foram colocados no conselho de classe amo meta.
Dentro dessa perspectiva o conselho de classe deve ser conduzido de forma democrática, onde todos os segmentos do conselho ( direção, pedagogos, professores, funcionários, alunos, pais) participem efetivamente de todo esse processo, elaborando e construindo  as soluções, de forma a enriquecer o processo metodológico dentro do ambiente escolar.
Uma das mudanças propostas seria a autoavaliação por parte de todos (professores e alunos). Toda solução e sugestões propostas no conselho, elaboradas em conjunto com todo o corpo docente e discente, deve  ser efetivado e aplicado dentro de sala de aula em um novo plano de trabalho, com  o objetivo de aprimorar a prática pedagógica em sala de aula, tentando solucionar os problemas encontrados no conselho.
Com base na boa articulação entre os membros dos conselhos escolares, é possível construir uma identidade da escolar, gerar uma funcionalidade enquanto instituição escolar que atenda as expectativas de seu público e da comunidade da qual faz parte e, principalmente se mostrar como um órgão de natureza democrática onde a comunidade a qual ela serve cria a sua própria história. É possível a construção de espaços para que  a ação do conselho escola e transforme a realidade da democracia na gestão da escola e do sistema de ensino, enfocando que não se faz democracia sem o empenho de todos que fazem parte da comunidade escolar e do sistema de ensino.