INTEGRANTES GRUPO: RAQUEL DOS SANTOS FERNANDES; MARINHO NUNES DOS SANTOS; MARISTELA PEREIRA RAMOS; THEREZA CHISTINA DUARTE; MAURI ALBANO RIBAS.
INSTIRUIÇÃO: CEEP- Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba
A partir da reconstrução histórica apresentada no Caderno nº1- identificamos os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e em nossa escola das quais foram levantadas:
- Classificação na seleção de alunos inscritos para ingresso no ensino médio, através de notas e renda devido a procura ser maior que a oferta, não há um estudo específico sobre demanda e necessidade de ampliação de vagas;
-Estatísticas mostram o enfraquecimento da educação básica, influenciando nos resultados do ensino médio impossibilitando o avanço apropriado nos conteúdos;
-Professores do ensino médio necessitam retomar (reforçar) conteúdos básicos que deveriam ser dominados no ensino fundamental, sem disponibilidade de carga horária e sem estar previsto no currículo;
-Alunos que passam pelo ensino fundamental e são classificados como alunos de inclusão ou como portadores de necessidades especiais, matriculam-se no ensino médio profissionalizante no qual a grande maioria dos professores não possuem capacitação específica e as orientações adequadas para atendê-los.;
-A influência política que determina a cada governo o grau de prioridade e investimentos na educação, nos profissionais envolvidos, nos materiais didáticos, laboratórios, merenda escolar e outros recursos básicos;
-Os estágios no ensino médio profissionalizante são obrigatórios, mas não existe um programa que ofereça oportunidades dentro das instituições de ensino para ajudar a comunidade e as próprias escolas.