Por meio da integração dos conhecimentos transmitidos na escola, é possível a execução das aulas de forma articulada aos saberes e às peculiaridades culturais da comunidade escolar por áreas de conhecimento, tais como: Linguagens, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas, as quais devem expressar a integração e a comunicação entre esses campos de saberes. Um novo formato de currículo baseado na interdisciplinariedade, que engloba não somente as disciplinas, mas as áreas de conhecimento. Segundo essa proposta, a interdisciplinariedade, trabalhada pelo viés da historicidade da produção do conhecimento deixa de ser um método para se tornar uma necessidade, não abandonando o plano abstrato da transmissão dos conhecimentos escolares ao contextualizá-los, mas buscando um novo formato onde se conserva o que já foi construído, e busca melhorar e adaptar o currículo as novas necessidades. Algumas escolas já vem trabalhando a interdisciplinariedade em seu espaço escolar a passos lentos, algumas de forma estanque e temporária na forma de projetos, outras com uma proposta mais elaborada e em sua maioria as aulas tronam-se mais completas, significativas e atrativas, tornando a aprender um ato prazeroso.
Cleniane, Daniela, Enilce, Nelson e Simone