Estudo do Solo - Estapa II - Caderno III

Colégio   Almiro  Sartori – Foz do Iguaçu

Etapa II – Caderno III

Coodenadora: Josete de Lourdes Corbacho Teixeira
Professores: Alexandre Daniel Beuter, Claudio Roberto Brandalise, Denis Galbo Nunes Alves, Edirlene dos Santos Fritsch, Francis Mara Rodrigues Bueno, Jacqueline Pereira Lins, Marcos Fernandes Peres, Priscila de Bem Silva, Rosilene Matheus, Sara Maria Gabriel e Sérgio Monteiro.

Estudo do SOLO

As disciplinas de Geografia, Química  e Biologia podem se interrelacionar de maneira a abordar a aplicabilidade de seus conteúdo de forma mais acessível ao aluno. Ao tratarmos por exemplo de solos em Geografia, podemos explicar as características de um tipo de solo e da sua região de acordo com o conceito de pH (potencial hidrogeniônico), visto normalmente nas aulas de química.

Quando um aluno consegue absorver informações de múltiplos conteúdos simultaneamente, o processo de ensino-aprendizagem se torna mais eficiente e atrativo.
Os valores de pH variam de 0 a 14, um meio que apresente valores de 0 a 7 é considerado ácido, já um que apresente pH de 8 a 14 é considerado básico. Tal conceito, quando aplicado ao solo, é de grande utilidade para saber qual a melhor área para o cultivo de alguma espécie.

O solo é caracterizado de acordo com diversos fatores, entre eles: a sua composição, concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas. De acordo com suas características, o pH do solo pode variar, tornando-o mais ácido ou mais básico. O solo  das regiões de Umuarama, Cianorte e Paranavaí é considerado um solo de baixo pH,   tem como característica um pH ácido, o que o torna pobre em nutrientes. Essa característica deve-se também a lixiviação do solo deste bioma e o excesso de alumínio no mesmo.
O estudo dos solos  brasileiros pode ao mesmo tempo abordar conteúdos referentes à Geografia, como o solo, relevo, clima e ainda conceitos de pH, mudanças de estado físico, ao relacionar o Ciclo da Água à disciplina de química. Desta maneira, o aluno obterá distintos conhecimentos em uma mesma área do conhecimento, contextualizados a uma situação que ele vivencia no meio em que está inserido.
Com a grande variedades de solos que o Brasil apresenta podendo variar as características  e a fisiologia vegetal como por exemplo a flor da Hortência (Hydrangea macrophylla)