Estudante de Aparecida vence concurso nacional de redação

Brendon da Silva Sant’ana ficou em 1º lugar na categoria ensino médio. Ele competiu com jovens de 62 escolas de todo país e ganhou R$ 2,8 mil.

Arquivo Pessoal / Brendon da Silva Sant’ana)Um estudante do ensino médio de uma escola estadual de Aparecida, no interior de São Paulo, venceu um concurso nacional de redação. Ele competiu com jovens de outras 62 escolas de todo país e foi escolhido o melhor entre 170 textos. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (6).
O concurso, organizado pela Imprensa Nacional de Brasília, é dividido em quatro categorias - desenho, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. O tema proposto para redação, na categoria do estudante que venceu foi "Sentimento Nacional de Ary Barroso", sobre o poeta e compositor, mais conhecido como autor de Aquarela do Brasil.
Brendon da Silva Sant’ana, de 15 anos, participou da categoria do ensino médio. Apaixonado por leitura e escrita, ele se preparou para a redação. "Naquele dia [em que a redação foi proposta], a professora nos levou para a sala de informática para fazer uma pesquisa sobre o Ary Barroso. Eu gosto muito de ler e escrever e já conhecia um pouco sobre ele", disse o aluno que está no 1º ano do ensino médio, sempre estudou em escola pública, e sonha fazer faculdade de Letras.

Brendon começou a estudar na escola Professor Murillo Amaral neste ano e disse que quando a professora falou que ia inscreve-los para o concurso, ficou imaginando o resultado. "Eu ficava imaginando que ia ganhar, que seria muito legal. Eu queria marcar o nome da escola, gosto muito daqui", afirmou. O prêmio que ele ganhou como vencedor é uma poupança de R$ 2,8 mil. A professora que sugeriu o desafio ganhou R$ 700.
Para a mãe do adolescente, Priscila de Jesus da Silva, o resultado do concurso é reflexo da dedicação do filho.  "Estou muito feliz, ele é muito estudioso. Com certeza estou comemorando muito", afirmou.
A diretora do colégio, Rosana Pelegrini Leão, disse que o aluno é esforçado. “Ele é um bom aluno, é o presidente do grêmio estudantil da escola. Não tem problemas com notas”, afirmou. A escola irá receber um certificado com a conquista.

[Brendon da Silva Sant’ana ficou em 1º lugar na categoria ensino médio. (Foto: Arquivo Pessoal / Brendon da Silva Sant’ana)]

Em todas as categorias, 611 alunos participaram do concurso anual. Entre eles, estavam estudantes de diversas regiões, como Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Sul, Brasília, Minas Gerais, Paraíba, Rondônia, Goías e São Paulo. Os prêmios serão entregues em Brasília (DF), no próximo dia 13.