Estudando o currículo do Ensino Médio e a formação dos educandos

Após leitura e discussões sobre o currículo do Ensino Médio, observamos que existe um distanciamento entre o que ensinamos e os interesses do nosso aluno. Os conteúdos não estão direcionados às expectativas dos educandos, confrontando com o  papel do ensino médio que é a formação humana  integral.
Temos dificuldades em conhecer os jovens frequentadores do ensino médio de hoje em sua totalidade, falta entrelaçamento entre o que a escola ensina, o que ele utiliza em seu dia a dia e o que almeja para o seu futuro.
Através da nossa vivência constatamos que os jovens carregam culturas diferentes, apresentando uma relação escassa com a ciência, com a tecnologia, sendo estas utilizadas por eles com propósito de uso imediato, desvinculado de uma evolução para a emancipação social com inserção no mercado de trabalho sendo que esta constatação aumenta cada vez mais a distância entre o educador e educando.
A maior preocupação da comunidade escolar em relação ao estudo de ensino médio é a de preparar os jovens para um mercado de trabalho com mão de obra especializada. Esta finalidade tem-se dado com currículos que fragmentam os conteúdos e colocam em discordância as disciplinas e seus saberes escolares. Assim constata-se no processo ensino aprendizagem um distanciamento no que se busca com uma formação humana integral e adequada ao momento histórico.
A educação brasileira deve repensar o currículo para que este se apresente de uma forma mais atraente e democrática, incentivando o estudo individual e coletivo, trabalhando a oralidade a escrita com um meio de alcançar uma formação completa no campo da ética, da estética e da política. Desenvolver um sistema educacional menos hierarquizado, incentivando a pesquisa como método interdisciplinar ampliando o horizonte do aluno para o campo dos estudos.
A realização dessa mudança curricular deve, portando estar elaborada considerando a realidade do aluno, preparando-o para um mundo melhor, em conformidade com a histórica, relacionando a ciência, a tecnologia, a cultura e o trabalho de tal forma que os conhecimentos científicos possam ser utilizados para a compreensão e vivência da prática cotidiana.
Que a grande maioria de nossos alunos que freqüentam o ensino médio cultivem o prazer em ter acesso ao conhecimento, e com isso mantenham parecer favorável às mudanças para um currículo de formação humana integral. Para isso necessita-se do compromisso político de fato, de toda a equipe de profissionais da educação de órgãos públicos e privados vinculados a este setor de desenvolvimento da sociedade.
A escola necessita então pensar novos tempos, espaços e saberes. Despertar o gosto pela pesquisa, pela investigação, relacionar as múltiplas formas de linguagem e possibilidades de comunicação para capacitar um aluno crítico, com autonomia intelectual e moral, capaz de propor e colaborar com uma sociedade melhor por intermédio de seus pensamentos, ideias e ações.
Com uma formação humana  integral, com a não elitização dos currículos conseguir-se-á homogeneizar a educação ofertada a jovens de diferentes classes sociais, em igual qualidade escolar para todos possibilitando a implementação com eficácia das diretrizes curriculares nacionais.
Professores dos Sismédio Colégio Jayme Canet
Carlos Eduardo Ritter