Estética

p { margin-bottom: 0.21cm; }

A problemática de ensino visível na nossa escola é a questão nutricional, são alguns fatores que se observa: obesidade, bulimia, anorexia e vigorexia.

                Os estudantes bombardeados pela mídia que mostra um padrão de beleza ideal, sentem-se pressionados a buscar esse corpo perfeito pregado pela sociedade. Esse padrão de beleza não considera os biótipos e a genética de cada indivíduo.

                Por isso percebemos a necessidade que os nossos adolescentes tem de ser orientados. Nesse intuito as disciplinas desenvolveram as seguintes discussões sobre o tema: Nutrição.

Na disciplina de Língua Portuguesa, discutiu-se sobre o corpo perfeito e o consumismo; os limites entre a saúde e a estética, na sequência produzir um texto dissertativo-argumentativo.

Na disciplina de Biologia foram trabalhados a Anorexia e Bulimia, os nutrientes encontrados nos alimentos. Foram abordados com textos, discussões e pesquisas na internet.

Em Educação Física, trabalhou-se a conscientização a respeito dos exercícios físicos, a forma correta de ser feito, opções de atividades para que possam ser feito sem custos.

Na disciplina de Química, foi discutido sobre o uso de anabolizantes, os prejuízos que esses podem trazer à saúde.

Na geografia se trabalha com o poder da propaganda, isto é, que no sistema capitalista se cria “necessidades” e não só produtos. Nesse caso pode-se abordar a espécie de “ditadura da moda”, causando esses problemas sociais.

Em Filosofia e em Sociologia abordou-se também sobre os padrões de beleza e o poder que a indústria cultural exerce nos jovens na vida dos indivíduos que buscam-na sem limites.

Foram elaborados cartazes e foram expostos no saguão, fazendo uso da arte visual e linguagem.

Percebemos que o assunto não se esgota, que muitas dúvidas foram esclarecidas, mas há muito ainda o que se pesquisar e descobrir. Os adolescentes são fáceis de se influenciar pelo consumismo e precisam se sentir do “grupo”, com auto-estima na corda bamba. Sobre energéticos e consumo de suplementos e drogas, há muito o que se esclarecer, conscientizar e difundir.