ESCUTAR PARA APRENDER

COLÉGIO ESTADUAL VEREADOR OSNY FRAGA

Curso Pacto do Ensino Médio

Data de início: 19/07/2014

CIÊNCIAS HUMANAS

Temática II Caderno II

Professor Orientador: Cássio Adriano Lombardo

  • Cristina Mara Ribeiro
  • Eliane Gomes da Rosa
  • Francisca Germiniano Pereira
  • Josemar Robassa Junior
  • Kamila de Mattos Simão
  • Lucilene Santana da Silva
  • Luís Cesar Landucci
  • Mônica Corrêa Lima
  • Wagner da Conceição Moreira

 

O hábito de escutar exige aceitar como o outro analisa o mundo, tirando o velho conceito de comparar gerações, na qual cada juventude é formada por vários elementos que compõem uma sociedade. No momento que se inicia o diálogo sem julgamentos, pode – se compreender a nossa cultura e na responsabilidade da transmissão do conhecimento. O Colégio Estadual Vereador Osny David Fraga iniciou a Refexão e Ação do Caderno II com uma atividade de sensibilização com a música Epitáfio dos Titãs. A letra foi apresentada para provocar nos adolescentes um momento ímpar de reflexão sobre sua vida e seus sonhos. Em seguida, cada aluno escreveu um pequeno texto com o título “ O que eu pretendo ser daqui a dez anos”, desses textos saíram muitas histórias, desejos e, principalmente, a relação que esses jovens têm com a educação, sem preconceitos. Segundo o professor José Contreras Domingo, “ A escuta quando é verdadeira, requer aceitar o mistério e a surpresa do outro; é o desejo de entender algo de alguém”. Desses textos saíram muito sonhos de vida, como o aluno Denis que quer ser baterista profissional, e já tem uma agenda cheia de compromissos e no mês de setembro irá à Santos cumprir uma agenda de onze shows, palavras suas. E, se não der certo, será um lutador profissional. O aluno Cristopher quer ir morar no exterior e trabalhar na empresa Volvo. Bruno além de querer ter um ótimo emprego quer ajudar seu pai e sua mãe. O aluno Matheus sonha em ter um bom emprego para poder ir nas baladas e casar com uma linda mulher, porém tem que ser simples e legal e nos finais de semana fazer aquele churrasco. A aluna Maria quer fazer medicina e agradecer aos profesores que ajudaram nessa caminhada. A aluna Evelyn nem sabe se vai estar viva, porém se tiver, quer estudar várias línguas e morar em outro país, pois aqui não tem muitas oportunidades. Nathany não sabe a resposta, apenas quer ser feliz “se bem que a felicidade é algo complexo não se sabe se realmente existe”, argumenta. Ana Maria são sabe o que vai acontecer, porém esta pronta para assumir suas responsabilidades. A única certeza é ter um corpo malhado. Wanderley já é casado e trabalha em uma empresa em Paranaguá, e pretende dar um conforto melhor para sua família. André Luis é em suas palavras um pouco de cada pessoa, que deixa sua marca e aprendizado e, pretende no futuro fazer uso desse valores aprendidos. Essas são alguns relatos dos alunos do Ensino Médio do segundo e terceiros anos, todos querem ter uma famíla com ou sem filhos, ter um bom emprego para ter uma boa casa, com conforto e principalmente ajudar os pais. A maioria quer continuar estudando, pois sabem da importância dos estudos em suas vidas e, prinicipalmente, o papel que o professor tem nessa trajetória. Essa pesquisa demostra claramente a importância da instituição escolar na formação intelectual e ética dos jovens brasilerios, não podendo estar restrita somente na mão de obra do mercado de trabalho. No parecer do Conselho Nacional de Educação afirma da necessita de uma “reivenção” da escola no sentido de garantir o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelctual e do pensamento crítico. Dessa forma a educação brasileira necessita que a sociedade assuma a responsabilidade educativa. Segundo a psicóloga Carmem Gómez “ não se pretende dizer que a escola deva renunciar ao ensino de todos esses valores e limitar – se à mera instrução, mas que não pode nem deve continuar fazendo isso sozinha”, ou seja, necessita de um ampla reforma política e social para transformar a escola em um espaço real de formação democrática e igualdade de oportunidades para os jovens brasileiros.

Referências Bibliográficas

DOMINGO, José Contreras. O valor da escuta. Porto Alegre. V.18, p. 10 – 13,set/nov. 2013.

GRANELL, Carmem Gómez. A cidade como Projeto Educativo. Porto Alegre. v.17,p. 15-17, jun/ago. 2013.