A Escola enquanto espaço democrático tem alguns limites a serem transpostos. Se por um lado possuímos um emaranhado de ações que visam a participação de todos na tomada de decisões no que se refere às ações desenvolvidas no ambiente escolar, do outro lado temos um abismo que, literalmente, inibe a participação destes mesmos indivíduos.
Estas ações vêm desde o Governo ao investir em normas de utilização dos recursos públicos que dependem amplamente da aprovação dos chamados "órgãos colegiados", porém a participação destes nem sempre é garantia de representação democrática, até a situações cotidianas que acontecem dentro dos muros da escolas ao se planejar a "Semana Cultural", por exemplo.
Culturalmente, a comunidade não possui o "hábito" de participar da tomada de decisões das escolas que estão inseridas nas suas respectivas localidades. Ou, por não ver sua decisão colocada em prática, ou devido ao nível de envolvimento com as consequências que tais decisões podem ter em suas vidas.
Participar é um direito pouco ou, quase sempre, não utilizado pelos mais interessados, pelos mais afetados.
Participar implica em dialogar e deliberar. A escola precisa se tornar um espaço de aproximação e de cooperação entre os envolvidos para que a gestão democrática realmente aconteça. Assim, dialogar implica em conhecer. E, consequentemente, conhecer implica em socializar o conhecimento, em embasar todos os envolvidos no que diz respeito aos assuntos pertinentes a escola, a educação. Por fim, deliberar significa refletir, questionar e decidir.
Todos estes "passos" formam um "processo" que amplia os caminhos para uma gestão participativa e democrática. Porém, todo este processo demanda tempo e muito trabalho por parte de todos. Da equipe gestora, em chamar a atenção da comunidade no que diz respeito ao que é de sua responsabilidade, da comunidade em se fazer presente, atenta, disposta e aberta a conhecer os problemas e possibilidades da sua escola e, de todos, em sentar, para juntos refletir, discutir e deliberar acerca das situações que envolvem a escola e ameaçam a qualidade da educação de todos.
Professores - Colégio Estadual Sertãozinho - EFM/ Matinhos - PR