A escola como lócus de formação integral : trajetórias docentes e reconhecimento das diferentes juventudes

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PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO – 2015

Reflexão em ação página 20.

Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva – E.F.M.P – TOLEDO – PR

Orientadora : Neiva Aparecida dos Santos

Cursistas :

Adilson Antonio dos Santos

Hélio Luchini

Rosângela Viera dos Santos Custódio

Tamara Luz Souza

Valmor Jorge Cardoso

Tathiane Gisele Henzel Scheid

Wilson Eger

Elizete Astori

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A escola como lócus da formação integral: trajetórias docentes e reconhecimento das diferentes juventudes.

 

O desconhecimento do principal (conselho escolar) e inclusive a maioria dos professores e funcionários não sabem quem faz parte de dele.

Mesmo as reuniões do Conselho Escolar não acontecem de forma regular e apenas quando um assunto extremamente relevante, que não pode ser decidido pela equipe diretiva e que precisa do aval do Conselho elas acontecem, além do fato do seu formato ser muito restrito devido ao número insignificativo de participantes para tamanha responsabilidade.

Compreendemos que o processo democrático começa no chão da sala de aula, que é oportunizando a participação e não apenas a representação que teremos um maior comprometimento com a tão desejada qualidade do ensino médio. Quando damos voz aos sujeitos da educação (empoderamento) estabelecemos relações de compromisso que fortalecem os laços de identidade e de pertencimento a um projeto mais amplo e duradouro.