Grupo 2: Andrea Bernardes; Carlos Gamarra; Fernanda Rosset; Jane Pedroso; Maria Zilda Carlos; Regina Salete
A escola é constituída por sujeitos diversos: professores das mais diferentes crenças, formações, opiniões e juventudes ainda mais diversificadas, com suas expectativas, angústias, utopias... Enfim, é um cenário de conflito, crescimento, aprendizagem.
Historicamente, o Ensino Médio dividiu-se entre a formação das camadas populares para o mercado de trabalho e a manutenção das elites dominantes; estruturalmente influenciado pelo Estado e suas políticas públicas, voltadas para os interesses do Capitalismo.
Dentro destas políticas públicas está a formação continuada que, no entanto, não atende satisfatoriamente os anseios dos professores por tratar-se, majoritariamente, de leituras e práticas burocráticas, engessadas, descontextualizadas de nosso cotidiano escolar.
Analisando nosso contexto escolar, detectamos alguns problemas: falta de participação da família, evasão escolar, falta de estrutura (laboratório de informática, biblioteca inadequada). Dentre as soluções: horários diferenciados para atendimento aos pais e maior flexibilidade e disposição por parte dos membros da comunidade escolar.