A escola como espaço democrático

O Patrimonialismo é a utilização do patrimônio público como se fosse privado e  só terá fim se forem promovidas mudanças na parte diretiva da escola e exista sempre eleições diretas para eleição de diretores, com troca continua de grupos políticos que exerçam o poder
Na gestão atual de nossa escola o Conselho Escolar não participou das tomadas de decisões, evidenciando que as praticas escolares são centralizadas, não há consulta democrática de todos os representantes.
Existe também o problema da escassez da limpeza é ocasionado pelo desvio de funções, onde pessoas que deveriam estar fazendo os serviços foram designadas para outras atividades no ambiente da escola. São os funcionários que exercem serviços gerais na secretaria, e na cantina particular, resultando em sujeiras e lixos acumulados, demonstrando uma escola abandonada e imunda.
Quanto ao Grêmio embora este seja o mais antigo do estado do Paraná atualmente está desestruturado, portanto não atua efetivamente junto aos alunos e a comunidade escolar. Hoje o grêmio não é conhecido. Falta liderança, disponibilidade, interesse e maturidade para desenvolver esse projeto. O Grêmio já foi bastante atuante e participativo junto a comunidade escolar. Deveria haver um resgate do objetivo, da função e atuação do grêmio junto aos alunos, bem como mentores que auxiliassem na elaboração de propostas e estruturação de um novo projeto. Atualmente o grêmio (desarticulado) é representado pelo Conselho de Representantes de turma.
Cabe a nós professores o papel de resistência em relação a formação de uma escola que seja realmente democrática, onde todas as instâncias participem e sejam ouvidas.

Autores:

  • Ivanilde Aparecida Feliciano
  • Luiza Del Castanhel
  • Nílcea Parolo
  • Henrique Carlos de Jesus Moraes
  • Isabel Cristina Modesto Pereira da Silva
  • Faride de Jesus H.A.G. Wiszka
  • Rosangela Teixeira de Araujo
  • Luciana Marins Cardoso
  • Karla Muller Bontorin
  • Maria Aparecida Santos
  • Juliana Caldeira Serrato

 

Orientadora de Estudo:

  • Maria Angélica Cervi Araújo